Propósitos

Concretiza. - Que os teus propósitos não sejam fogos de artifício, que brilham um instante para deixarem, como realidade amarga, uma vareta de foguete, negra e inútil, que se joga fora com desprezo.

És tão jovem! - Pareces um barco que empreende viagem. - Esse ligeiro desvio de agora, se não o corriges, fará que no fim não chegues ao porto.

Faz poucos propósitos. - Faz propósitos concretos. - E cumpre-os com a ajuda de Deus.

Disseste-me e te ouvi em silêncio: “Sim, quero ser santo”. Se bem que esta afirmação, tão esfumada, tão geral, me pareça normalmente uma tolice.

Amanhã! Algumas vezes, é prudência; muitas vezes, é o advérbio dos vencidos.

Faz este propósito determinado e firme: lembrar-te, quando te derem honras e louvores, daquilo que te envergonha e te faz corar.

Isso é teu; o louvor e a glória, de Deus.

Porta-te bem “agora”, sem te lembrares do “ontem”, que já passou, e sem te preocupares com o “amanhã”, que não sabes se chegará para ti.

Agora! Volta à tua vida nobre agora.

Não te deixes enganar: “agora” não é demasiado cedo… nem demasiado tarde.

Queres que te diga tudo o que penso do “teu caminho”? Pois olha: verás que, se correspondes à chamada divina, trabalharás por Cristo como ninguém; se te fazes homem de oração, obterás essa correspondência de que te falo, e procurarás, com fome de sacrifício, os trabalhos mais duros…

E serás feliz aqui, e felicíssimo depois, na Vida.

Essa chaga dói. - Está, porém, em vias de cura; sê conseqüente com os teus propósitos. E em breve a dor será gozosa paz.

Estás como um saco de areia. - Não fazes nada da tua parte. E assim não admira que comeces a sentir os sintomas da tibieza. - Reage.

Este capítulo em outro idioma