176

Ao longo da sua vida terrena, Jesus Cristo, Nosso Senhor, foi coberto de impropérios, foi maltratado de todas as maneiras possíveis. Estais lembrados? Propalam que se comporta como um revoltoso e afirmam que está endemoninhado. Noutra ocasião, interpretam mal as manifestações do seu Amor infinito e tacham-no de amigo de pecadores.

Mais tarde, a Ele que é a penitência e a temperança, lançam-lhe em rosto que freqüenta a mesa dos ricos. Também o chamam depreciativamente fabri filius, filho do trabalhador, do carpinteiro, como se fosse uma injúria. Permite que o apostrofem como bebedor e comilão… Deixa que o acusem de tudo, menos de que não é casto. Tapou-lhes a boca nisso, porque quer que nós conservemos esse exemplo sem sombras: um modelo maravilhoso de pureza, de limpeza, de luz, de amor que sabe queimar o mundo inteiro para o purificar.

Eu gosto de me referir à santa pureza contemplando sempre a conduta de Nosso Senhor, porque pôs de manifesto uma grande delicadeza nesta virtude. Reparai no que nos relata São João quando Jesus, fatigatus ex itinere, sedebat sic supra fontem, cansado do caminho, se sentou sobre o bocal do poço.

Recolhei os olhos da alma e revivei devagar essa cena: Jesus Cristo, perfectus Deus, perfectus homo, perfeito Deus, perfeito homem, está fatigado por causa da caminhada e do trabalho apostólico. Como talvez vos tenha acontecido alguma vez a vós, que acabais exaustos, porque não agüentais mais. É comovente observar o Mestre esgotado. Além disso, tem fome: os discípulos foram ao povoado vizinho buscar alguma coisa que comer. E tem sede.

Mas, mais do que a fadiga do corpo, consome-o a sede de almas. Por isso, quando chega a samaritana, aquela mulher pecadora, o coração sacerdotal de Cristo lança-se, diligente, a recuperar a ovelha perdida. Esquece o cansaço, a fome e a sede.

Achava-se o Senhor ocupado naquela grande obra de caridade, quando os Apóstolos voltaram da cidade e mirabantur quia cum muliere loquebatur, admiraram-se de que falasse a sós com uma mulher. Que cuidado! Que amor à virtude encantadora da santa pureza, que nos ajuda a ser mais fortes, mais rijos, mais fecundos, mais capazes de trabalhar por Deus, mais capazes de todas as coisas grandes!

Este ponto em outro idioma