Oração

A ação nada vale sem a oração; a oração valoriza-se com o sacrifício.

Primeiro, oração; depois, expiação; em terceiro lugar, muito em “terceiro lugar”, ação.

A oração é o alicerce do edifício espiritual. - A oração é onipotente.

"Domine, doce nos orare" - Senhor, ensina-nos a orar! - E o Senhor respondeu: Quando começardes a orar, haveis de dizer: "Pater noster, qui es in coelis…" - Pai nosso, que estais nos céus…

Como não havemos de ter em muito apreço a oração vocal!

Devagar. - Repara no que dizes, quem o diz e a quem. - Porque esse falar às pressas, sem lugar para a reflexão, é ruído, chacoalhar de latas.

E te direi, com Santa Teresa, que a isso não chamo oração, por muito que mexas os lábios.

A tua oração deve ser litúrgica. - Oxalá te afeiçoes a recitar os salmos e as orações do missal, em vez de orações privadas ou particulares.

“Nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus”, disse o Senhor. - Pão e palavra! - Hóstia e oração.

Senão, não terás vida sobrenatural.

Procuras a companhia de amigos que, com a sua conversa e afeto, com o seu convívio, te tornem mais tolerável o desterro deste mundo…, embora os amigos às vezes atraiçoem. - Não me parece mal.

Mas… como não freqüentas cada dia com maior intensidade a companhia, a conversa com o Grande Amigo, que nunca atraiçoa?

“Maria escolheu a melhor parte”, lê-se no Santo Evangelho. - Aí está ela, bebendo as palavras do Mestre. Em aparente inatividade, ora e ama. - Depois, acompanha Jesus em suas pregações por cidades e aldeias.

Sem oração, como é difícil acompanhá-Lo!

Não sabes orar? - Põe-te na presença de Deus, e logo que começares a dizer: “Senhor, não sei fazer oração!…”, podes ter certeza de que começaste a fazê-la.

Escreveste-me: “Orar é falar com Deus. Mas de quê?” - De quê? DEle e de ti: alegrias, tristezas, êxitos e fracassos, ambições nobres, preocupações diárias…, fraquezas!; e ações de graças e pedidos; e Amor e desagravo.

Em duas palavras: conhecê-Lo e conhecer-te - ganhar intimidade!

"Et in meditatione mea exardescit ignis". - E na minha meditação se ateia o fogo. - Para isso vais à oração: para tornar-te uma fogueira, lume vivo, que dê calor e luz.

Por isso, quando não souberes ir mais longe, quando sentires que te apagas, se não puderes lançar ao fogo troncos aromáticos, lança os ramos e a folhagem de pequenas orações vocais, de jaculatórias, que continuem a alimentar a fogueira. - E terás aproveitado o tempo.

Vês-te tão miserável que te reconheces indigno de que Deus te ouça… Mas… e os méritos de Maria? E as chagas do teu Senhor? E… porventura não és filho de Deus?

Além disso, Ele te escuta, "quoniam bonus…, quoniam in saeculum misericordia ejus", porque é bom, porque a sua misericórdia permanece para sempre.

Fez-se tão pequeno - bem vês: um Menino! - para que te aproximes dEle com confiança.

"In te, Domine, speravi": em Ti, Senhor, esperei. - E aos meios humanos acrescentei a minha oração e a minha cruz. - E não foi vã a minha esperança, nem jamais o será: "Non confundar in aeternum!"*

(*)“Não serei jamais confundido”.(N. do T.)

Fala Jesus: “Digo-vos, pois: Pedi e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei e abrir-se-vos-á”.

Faz oração. Em que negócio humano te podem dar mais garantias de êxito?

Não sabes o que dizer ao Senhor na oração. Não te lembras de nada, e, no entanto, quererias consultá-Lo sobre muitas coisas. - Olha: durante o dia, toma algumas notas sobre os assuntos que desejes considerar na presença de Deus. E depois, serve-te dessas notas na oração.

Depois da oração do Sacerdote e das virgens consagradas, a oração mais grata a Deus é a das crianças e a dos doentes.

Quando fores orar, que seja este um firme propósito: não ficar mais tempo por consolação, nem menos por aridez.

Não digas a Jesus que queres consolações na oração. - Se as dá, agradece-as. - Diz-Lhe sempre que queres perseverança.

Persevera na oração. - Persevera, ainda que o teu esforço pareça estéril. - A oração é sempre fecunda.

A tua inteligência está entorpecida, inativa. Fazes esforços inúteis para coordenar as idéias na presença do Senhor: um verdadeiro atordoamento!

Não te esforces nem te preocupes. - Escuta-me bem: é a hora do coração.

Essas palavras que te feriram durante a oração, grava-as na memória e recita-as pausadamente muitas vezes ao longo do dia.

"Pernoctans in oratione Dei" - passou a noite em oração. - É o que São Lucas nos diz do Senhor.

Tu, quantas vezes perseveraste assim? - Então…

Se não procuras a intimidade com Cristo na oração e no Pão, como poderás dá-Lo a conhecer?

Escreveste-me e te compreendo: “Faço todos os dias o meu "pouquinho" de oração. Se não fosse isso!…”

Santo, sem oração?!… - Não acredito nessa santidade.

Dir-te-ei, plagiando a frase de um autor estrangeiro, que a tua vida de apóstolo vale o que valer a tua oração.

Se não és homem de oração, não acredito na retidão de tuas intenções quando dizes que trabalhas por Cristo.

Disseste-me uma vez que parecias um relógio desregulado, que bate fora de horas: estás frio, seco e árido à hora da tua oração; e, pelo contrário, quando menos era de esperar, na rua, entre os afazeres de cada dia, no meio da balbúrdia e da gritaria da cidade, ou na quietude laboriosa do teu trabalho profissional, surpreendes-te orando… Fora de horas? Certo… Mas não desaproveites essas badaladas do teu relógio. - O Espírito sopra onde quer.

Fizeste-me rir com a tua oração… impaciente. - Dizias-Lhe: “Não me quero tornar velho, Jesus… É esperar demais para Te ver! Nessa altura, talvez não tenha o coração em carne viva, como agora. Velho, parece-me tarde. Agora, a minha união seria mais galharda, porque Te amo com Amor virginal”.

Gosto de que vivas essa “reparação ambiciosa”: o mundo inteiro!, disseste-me. - Bem. Mas, em primeiro lugar, os da tua família sobrenatural e da humana, os do país que é a nossa Pátria.

Dizias-Lhe: “Não Te fies de mim. Eu, sim, é que me fio de Ti, Jesus. Abandono-me em teus braços. Aí deixo o que tenho: as minhas misérias!”

- E me parece uma boa oração.

A oração do cristão nunca é monólogo.

“Minutos de silêncio”. - Deixai-os para os que têm o coração seco.

Nós, os católicos, filhos de Deus, falamos com nosso Pai que está nos céus.

Não abandones a tua leitura espiritual. - A leitura tem feito muitos santos.

Na leitura - escreves-me - formo o depósito de combustível. - Parece um montão inerte, mas é dali que muitas vezes a minha memória tira espontaneamente material, que enche de vida a minha oração e inflama a minha ação de graças depois de comungar.

Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura
Este capítulo em outro idioma