A Glória de Deus

É bom dar glória a Deus sem buscar antecipações - mulher, filhos, honras… - dessa glória de que gozaremos plenamente com Ele na Vida…

Além disso, Ele é generoso… Dá cem por um; e isso é verdade, mesmo nos filhos. - Muitos se privam deles pela glória de Deus, e têm milhares de filhos do seu espírito. - Filhos, como nós o somos do nosso Pai que está nos céus.

"Deo omnis gloria". - Para Deus toda a glória. - É uma confissão categórica do nosso nada. Ele, Jesus, é tudo. Nós, sem Ele, nada valemos: nada.

A nossa vanglória seria isso precisamente: glória vã. Seria um roubo sacrílego. O “eu” não deve aparecer em parte nenhuma.

“Sem Mim nada podeis fazer”, disse o Senhor. - E disse-o para que tu e eu não consideremos como nossos, êxitos que são dEle. - "Sine me nihil!…"

Como te atreves a empregar essa centelha do entendimento divino, que é a tua razão, em outra coisa que não seja dar glória ao teu Senhor?

Se a vida não tivesse por fim dar glória a Deus, seria desprezível; mais ainda, detestável.

Dá “toda” a glória a Deus. - “Espreme” com a tua vontade, ajudado pela graça, cada uma de tuas ações, para que nelas não fique nada que cheire a humana soberba, a complacência do teu “eu”.

"Deus meus es tu, et confitebor tibi: Deus meus es tu, et exaltabo te" - Tu és o meu Deus, eu Te confessarei; Tu és o meu Deus, eu Te glorificarei.

- Belo programa…, para um apóstolo da tua têmpera.

Nenhum afeto te prenda à terra, fora o desejo diviníssimo de dar glória a Cristo e, por Ele e com Ele e nEle, ao Pai e ao Espírito Santo.

Retifica, retifica. - Seria tão pouco engraçado que essa vitória fosse estéril por te haveres guiado por motivos humanos!

Pureza de intenção. - As sugestões da soberba e os ímpetos da carne, logo os conheces…, e lutas, e, com a graça, vences.

Mas os motivos que te levam a agir, mesmo nas ações mais santas, não te parecem claros… e sentes uma voz lá dentro que te faz ver intuitos humanos…, com tal sutileza que se infiltra na tua alma a intranqüilidade de pensar que não estás trabalhando como deves - por puro Amor, única e exclusivamente para dar a Deus toda a sua glória.

Reage logo, de cada vez, e diz: “Senhor, para mim nada quero. - Tudo para a tua glória e por Amor”.

Não há dúvida de que purificaste bem a tua intenção quando disseste: - Renuncio desde agora a toda a gratidão e recompensa humanas.

Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura
Este capítulo em outro idioma