Mais sobre vida interior

Um segredo. - Um segredo em voz alta: estas crises mundiais são crises de santos.

Deus quer um punhado de homens “seus” em cada atividade humana. - Depois… "pax Christi in regno Christi" - a paz de Cristo no reino de Cristo.

O teu Crucifixo. - Como cristão, deverias trazer sempre contigo o teu Crucifixo. E colocá-lo sobre a tua mesa de trabalho. E beijá-lo antes de te entregares ao descanso e ao acordar.

- E quando o pobre corpo se rebelar contra a tua alma, beija-o também.

Perde o medo de chamar o Senhor pelo seu nome - Jesus - e de Lhe dizer que O amas.

Procura encontrar diariamente uns minutos dessa bendita solidão que tanta falta te faz para teres em andamento a vida interior.

Escreveste-me: “A simplicidade é como que o sal da perfeição. E é o que me falta. Quero consegui-la, com a ajuda dEle e a sua”.

- Nem a dEle nem a minha te hão de faltar. - Põe em prática os meios.

Que a vida do homem sobre a terra é milícia, disse-o Jó há muitos séculos.

Ainda há comodistas que não deram por isso.

Esse modo sobrenatural de proceder é uma verdadeira tática militar. - Sustentas a guerra - as lutas diárias da tua vida interior - em posições que colocas longe dos redutos da tua fortaleza.

E o inimigo acode aí: à tua pequena mortificação, à tua oração habitual, ao teu trabalho metódico, ao teu plano de vida; e é difícil que chegue a aproximar-se dos torreões, fracos para o assalto, do teu castelo. E, se chega, chega sem eficácia.

Escreves-me e copio: “A minha alegria e a minha paz… Nunca poderei ter verdadeira alegria se não tiver paz. E o que é a paz? A paz é algo de muito relacionado com a guerra. A paz é conseqüência da vitória. A paz exige de mim uma contínua luta. Sem luta, não poderei ter paz”.

Repara que entranhas de misericórdia tem a justiça de Deus! - Porque, nos julgamentos humanos, castiga-se a quem confessa a sua culpa; e no divino, perdoa-se.

Bendito seja o santo Sacramento da Penitência!

"Induimini Dominum Jesum Christum" - revesti-vos de Nosso Senhor Jesus Cristo, dizia São Paulo aos Romanos. - É no Sacramento da Penitência que tu e eu nos revestimos de Jesus Cristo e dos seus merecimentos.

A guerra! - A guerra - dizes - tem uma finalidade sobrenatural desconhecida do mundo: a guerra foi feita para nós…

- A guerra é o obstáculo máximo do caminho fácil. - Mas temos de amá-la, ao fim e ao cabo, como o religioso deve amar as suas disciplinas.

O poder do teu nome, Senhor! - Encabecei a minha carta como costumo: “Jesus te guarde”.

- E me escrevem: “O "Jesus te guarde" da sua carta já me serviu para escapar de uma boa. Que Ele os guarde a todos também”.

“Já que o Senhor me ajuda com a sua habitual generosidade, procurarei corresponder com um "aprimoramento" dos meus modos”, disseste-me. - E eu nada tive que acrescentar.

Escrevi-te dizendo: “Apóio-me em ti. Vê lá o que fazemos!…” - Que havíamos de fazer, senão apoiar-nos no Outro!

Missionário. - Sonhas em ser missionário. Tens vibrações como as de Xavier, e queres conquistar para Cristo um império. - O Japão, a China, a Índia, a Rússia…, os povos frios do norte da Europa, ou a América, ou a África, ou a Austrália…

- Fomenta esses incêndios em teu coração, essa fome de almas. Mas não esqueças que és mais missionário “obedecendo”. Geograficamente longe desses campos de apostolado, trabalhas “aqui” e “ali”. Não sentes - como Xavier! - o braço cansado, depois de administrares a tantos o batismo?

Dizes que sim, que queres. - Está bem.

- Mas… queres como um avaro quer o seu ouro, como uma mãe quer ao seu filho, como um ambicioso quer as honras, ou como um pobre sensual quer o seu prazer?

- Não? Então não queres.

Que empenho põem os homens nos seus assuntos terrenos!: sonhos de honras, ambição de riquezas, preocupações de sensualidade. - Eles e elas, ricos e pobres, velhos e homens feitos e moços e até crianças; todos a mesma coisa.

- Quando tu e eu pusermos o mesmo empenho nos assuntos da nossa alma, teremos uma fé viva e operante; e não haverá obstáculo que não vençamos nos nossos empreendimentos apostólicos.

Para ti, que és esportista, que boa razão é a do Apóstolo!: "Nescitis quod ii qui in stadio currunt omnes quidem currunt, sed unus accipit bravium? Sic currite ut comprehendatis". - Não sabeis que, dos que correm no estádio, embora todos corram, um só obtém o prêmio? Correi de tal maneira que o ganheis.

Recolhe-te. - Procura a Deus em ti e escuta-O.

Fomenta esses pensamentos nobres, esses santos desejos incipientes… - Uma faísca pode dar origem a uma fogueira.

Alma de apóstolo: essa intimidade de Jesus contigo - tão junto dEle, tantos anos! - não te diz nada?

É verdade que ao nosso Sacrário chamo sempre Betânia… - Faz-te amigo dos amigos do Mestre: Lázaro, Marta, Maria. - E depois não me perguntarás mais por que chamo Betânia ao nosso Sacrário.

Tu sabes que há “conselhos evangélicos”. Segui-los é uma finura de Amor. - Dizem que é caminho de poucos. - Às vezes penso que podia ser caminho de muitos.

"Quia hic homo coepit aedificare et non potuit consummare!" - começou a edificar e não pôde terminar!

Triste comentário que, se quiseres, não se fará de ti, porque tens todos os meios para coroar o edifício da tua santificação: a graça de Deus e a tua vontade.

Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura
Este capítulo em outro idioma