A Virgem Maria

O amor à nossa Mãe será sopro que atice em fogo vivo as brasas de virtude que estão ocultas sob o rescaldo da tua tibieza.

Ama a Senhora. E Ela te obterá graça abundante para venceres nesta luta quotidiana. - E de nada servirão ao maldito essas coisas perversas que sobem e sobem, fervendo dentro de ti, até quererem sufocar, com a sua podridão bem cheirosa, os grandes ideais, os mandamentos sublimes que o próprio Cristo pôs em teu coração. - "Serviam!"*

(*) “Servirei!” (N. do T.).

Sê de Maria e serás nosso.

A Jesus sempre se vai e se “volta” por Maria.

Como gostam os homens de que lhes recordem o seu parentesco com personagens da literatura, da política, do exército, da Igreja!…

- Canta diante da Virgem Imaculada, recordando-lhe:

Ave, Maria, Filha de Deus Pai; Ave, Maria, Mãe de Deus Filho; Ave, Maria, Esposa de Deus Espírito Santo… Mais do que tu, só Deus!

Diz: - Minha Mãe (tua, porque és seu por muitos títulos), que o teu amor me ate à Cruz de teu Filho; que não me falte a Fé, nem a valentia, nem a audácia para cumprir a vontade do nosso Jesus.

Todos os pecados da tua vida parecem ter-se posto de pé. - Não desanimes. Pelo contrário, chama por tua Mãe, Santa Maria, com fé e abandono de criança. Ela trará o sossego à tua alma.

Maria Santíssima, Mãe de Deus, passa despercebida, como mais uma, entre as mulheres do seu povo.

- Aprende dEla a viver com “naturalidade”.

Traz sobre o teu peito o santo escapulário do Carmo. - Poucas devoções (há muitas e muito boas devoções marianas) estão tão arraigadas entre os fiéis e têm tantas bênçãos dos Pontífices. Além disso, é tão maternal este privilégio sabatino!

Quando te perguntaram que imagem de Nossa Senhora te dava mais devoção, e respondeste - como quem já fez bem a experiência - que todas, compreendi que eras um bom filho. Por isso te parecem bons (enamoram-me, disseste) todos os retratos da tua Mãe.

Maria, Mestra de oração. - Olha como pede a seu Filho em Caná. E como insiste, sem desanimar, com perseverança. - E como consegue.

- Aprende.

Soledade de Maria. Só! - Chora, sem amparo.

- Tu e eu devemos acompanhar Nossa Senhora, e chorar também; porque a Jesus O pregaram ao madeiro, com pregos, as nossas misérias.

A Virgem Santa Maria, Mãe do Amor Formoso, aquietará o teu coração, quando te fizer sentir que é de carne, se recorres a Ela com confiança.

O amor à Senhora é prova de bom espírito, nas obras e nas pessoas singulares.

- Desconfia do empreendimento que não tenha esse sinal.

A Virgem Dolorosa… Quando a contemplares, repara em seu Coração. É uma Mãe com dois filhos, frente a frente: Ele… e tu.

Que humildade, a de minha Mãe Santa Maria! - Não a vereis entre as palmas de Jerusalém, nem - afora as primícias de Caná - à hora dos grandes milagres.

- Mas não foge ao desprezo do Gólgota; ali está "juxta crucem Jesu", junto à cruz de Jesus, sua Mãe.

Admira a firmeza de Santa Maria: ao pé da Cruz, com a maior dor humana - não há dor como a sua dor -, cheia de fortaleza.

- E pede-lhe dessa firmeza, para que saibas também estar junto da Cruz.

Maria, Mestra do sacrifício escondido e silencioso! - Vede-a, quase sempre oculta, colaborando com o Filho: sabe e cala.

Vedes com que simplicidade? - "Ecce ancilla!…"* - E o Verbo se fez carne.

- Assim agiram os santos: sem espetáculo. Se houve, foi apesar deles.

(*) “Eis a escrava” (N. do T.).

"Ne timeas, Maria!" - Não temas, Maria!… - Turbou-se a Senhora diante do Arcanjo.

- E depois disto, quererei ainda desprezar esses pormenores de modéstia, que são a salvaguarda da minha pureza?!

Ó Mãe, Mãe! Com essa tua palavra - "fiat" - nos tornaste irmãos de Deus e herdeiros da sua glória. - Bendita sejas!

Antes, sozinho, não podias… - Agora, recorreste à Senhora, e, com Ela, que fácil!

Confia. - Torna. - Invoca Nossa Senhora e serás fiel.

Sentes que, por momentos, te faltam as forças? - Por que não o dizes à tua Mãe, "consolatrix afflictorum, auxilium christianorum…, Spes nostra, Regina apostolorum"?*

(*) “Consoladora dos aflitos, Auxílio dos cristãos…, Esperança nossa, Rainha dos apóstolos” (N. do T.).

Mãe! - Chama-a bem alto, bem alto. - Ela, tua Mãe Santa Maria, te escuta, te vê em perigo talvez, e te oferece, com a graça do seu Filho, o consolo do seu regaço, a ternura das suas carícias. E te encontrarás reconfortado para a nova luta.

Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura
Este capítulo em outro idioma