Comunhão dos Santos

Comunhão dos Santos. - Como dizer-te? - Sabes o que são as transfusões de sangue para o corpo? Pois assim vem a ser a Comunhão dos Santos para a alma.

Vivei entre vós uma particular Comunhão dos Santos. E cada um sentirá, à hora da luta interior, e à hora do trabalho profissional, a alegria e a força de não estar só.

Filho, que bem viveste a Comunhão dos Santos quando me escrevias: “Ontem "senti" que o senhor pedia por mim”!

Um outro que sabe dessa “comunicação” de bens sobrenaturais, diz-me: “A sua carta me fez muito bem; nota-se que vem impregnada das orações de todos!… E eu preciso muito que rezem por mim”.

Se sentires a Comunhão dos Santos - se a viveres -, serás de bom grado um homem penitente. - E compreenderás que a penitência é "gaudium, etsi laboriosum" - alegria, embora trabalhosa. E te sentirás “aliado” de todas as almas penitentes que foram, são e serão.

Terás mais facilidade em cumprir o teu dever, se pensares na ajuda que te prestam os teus irmãos e na que deixas de prestar-lhes se não és fiel.

"Ideo omnia sustineo propter electos" - tudo sofro pelos escolhidos - "ut et ipsi salutem consequantur" - para que eles obtenham a salvação - "quae est in Christo Jesu" - que está em Cristo Jesus.

- Bom modo de viver a Comunhão dos Santos!

- Pede ao Senhor que te dê este espírito de São Paulo.

Referências da Sagrada Escritura
Este capítulo em outro idioma