Devoções

Fujamos da “rotina” como do próprio demônio. - O grande meio para não cair nesse abismo, sepulcro da verdadeira piedade, é a contínua presença de Deus.

As tuas devoções particulares devem ser poucas, mas constantes.

Não esqueças as tuas orações de criança, aprendidas talvez dos lábios de tua mãe. - Recita-as todos os dias, com simplicidade, como então.

Não abandones a visita ao Santíssimo. - Depois da oração vocal que tenhas por costume, conta a Jesus, realmente presente no Sacrário, as preocupações do dia. - E terás luzes e ânimo para a tua vida de cristão.

Verdadeiramente, é amável a Santa Humanidade do nosso Deus! - “Meteste-te” na Chaga santíssima da mão direita do teu Senhor e me perguntaste: “Se uma Ferida de Cristo limpa, cura, tranqüiliza, fortalece, inflama e enamora, o que não farão as cinco, abertas no madeiro?”

A Via-Sacra. - Esta é que é devoção vigorosa e substancial! Quem dera que te habituasses a repassar esses catorze pontos da Paixão e Morte do Senhor, às sextas-feiras. - Eu te garanto que obterias fortaleza para toda a semana.

Devoção de Natal. - Não sorrio quando te vejo fazer as montanhas de musgo do Presépio e dispor as ingênuas figuras de barro em volta da gruta. - Nunca me pareceste mais homem do que agora, que pareces uma criança.

O Santo Rosário é arma poderosa. Emprega-a com confiança e te maravilharás do resultado.

São José, Pai de Cristo, é também teu Pai e teu Senhor. - Recorre a ele.

Nosso Pai e Senhor São José é Mestre da vida interior. - Coloca-te sob o seu patrocínio e sentirás a eficácia do seu poder.

De São José diz Santa Teresa, no livro da sua vida: “Quem não achar mestre que lhe ensine a orar, tome este glorioso Santo por mestre, e não errará no caminho”. - O conselho vem de uma alma experimentada. Segue-o.

Tem confiança com o teu Anjo da Guarda. Trata-o como amigo íntimo - porque de fato o é -, e ele saberá prestar-te mil e um serviços nos assuntos correntes de cada dia.

Conquista o Anjo da Guarda daquele que queres trazer para o teu apostolado. - É sempre um grande “cúmplice”.

Se tivesses presente o teu Anjo da Guarda e os do teu próximo, evitarias muitas tolices que deslizam na tua conversa.

Ficas pasmado porque o teu Anjo da Guarda te tem prestado serviços patentes. - E não devias pasmar; para isso o colocou o Senhor junto de ti.

Há nesse ambiente muitas ocasiões de te desviares? - De acordo. Mas por acaso não há também Anjos da Guarda?

Recorre ao teu Anjo da Guarda na hora da provação, e ele te protegerá contra o demônio e te dará santas inspirações.

Com muito gosto deviam cumprir o seu ofício os Santos Anjos da Guarda junto daquela alma que lhes dizia: “Santos Anjos, eu vos invoco, como a Esposa do Cântico dos Cânticos, "ut nuntietis ei quia amore langueo" - para Lhe dizerdes que morro de Amor”.

Sei que te dou uma alegria copiando para ti esta oração aos Santos Anjos da Guarda dos nossos Sacrários:

“Ó Espíritos Angélicos que guardais os nossos Tabernáculos, onde repousa o tesouro adorável da Sagrada Eucaristia, defendei-a das profanações e conservai-a para o nosso amor”.

Bebe na fonte límpida dos “Atos dos Apóstolos”: no capítulo XII, Pedro, libertado da prisão por intervenção dos Anjos, encaminha-se para a casa da mãe de Marcos. - Não querem acreditar na empregadinha que afirma que Pedro está à porta. "Angelus ejus est!" - deve ser o seu Anjo!, diziam.

- Olha a confiança com que os primeiros cristãos tratavam os seus Anjos.

- E tu?

As benditas almas do purgatório. - Por caridade, por justiça e por um egoísmo desculpável - podem tanto diante de Deus! -, lembra-te delas com muita freqüência nos teus sacrifícios e na tua oração.

Oxalá possas dizer, ao falar nelas: “Minhas boas amigas, as almas do purgatório…”

Perguntas-me por que sempre te recomendo, com tanto empenho, o uso diário da água benta. - Podia dar-te muitas razões. Bastará, com certeza, esta da Santa de Ávila*: “De nenhuma coisa fogem tanto os demônios, para não voltar, como da água benta”.

(*) Santa Teresa de Jesus (N. do T.).

Obrigado, meu Deus, pelo amor ao Papa que puseste em meu coração.

Quem te disse que fazer novenas não é varonil? - Serão varonis essas devoções, sempre que as pratique um varão…, com espírito de oração e penitência.

Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura
Este capítulo em outro idioma