Lista de pontos

Há 12 pontos em "Caminho", cuja matéria seja Devoções.

Fujamos da “rotina” como do próprio demônio. - O grande meio para não cair nesse abismo, sepulcro da verdadeira piedade, é a contínua presença de Deus.

As tuas devoções particulares devem ser poucas, mas constantes.

Não esqueças as tuas orações de criança, aprendidas talvez dos lábios de tua mãe. - Recita-as todos os dias, com simplicidade, como então.

Não abandones a visita ao Santíssimo. - Depois da oração vocal que tenhas por costume, conta a Jesus, realmente presente no Sacrário, as preocupações do dia. - E terás luzes e ânimo para a tua vida de cristão.

Verdadeiramente, é amável a Santa Humanidade do nosso Deus! - “Meteste-te” na Chaga santíssima da mão direita do teu Senhor e me perguntaste: “Se uma Ferida de Cristo limpa, cura, tranqüiliza, fortalece, inflama e enamora, o que não farão as cinco, abertas no madeiro?”

A Via-Sacra. - Esta é que é devoção vigorosa e substancial! Quem dera que te habituasses a repassar esses catorze pontos da Paixão e Morte do Senhor, às sextas-feiras. - Eu te garanto que obterias fortaleza para toda a semana.

Devoção de Natal. - Não sorrio quando te vejo fazer as montanhas de musgo do Presépio e dispor as ingênuas figuras de barro em volta da gruta. - Nunca me pareceste mais homem do que agora, que pareces uma criança.

O Santo Rosário é arma poderosa. Emprega-a com confiança e te maravilharás do resultado.

São José, Pai de Cristo, é também teu Pai e teu Senhor. - Recorre a ele.

Nosso Pai e Senhor São José é Mestre da vida interior. - Coloca-te sob o seu patrocínio e sentirás a eficácia do seu poder.

De São José diz Santa Teresa, no livro da sua vida: “Quem não achar mestre que lhe ensine a orar, tome este glorioso Santo por mestre, e não errará no caminho”. - O conselho vem de uma alma experimentada. Segue-o.

Tem confiança com o teu Anjo da Guarda. Trata-o como amigo íntimo - porque de fato o é -, e ele saberá prestar-te mil e um serviços nos assuntos correntes de cada dia.