Lista de pontos

Há 7 pontos em "Caminho", cuja matéria seja Graça divina .

Quem és tu para julgar do acerto do superior? - Não vês que ele tem mais elementos de juízo do que tu; mais experiência; mais retos, sábios e desapaixonados conselheiros; e, sobretudo, mais graça, uma graça especial, a graça de estado, que é luz e ajuda poderosa de Deus?

Essa trepidação do teu espírito, a tentação que te envolve, é como uma venda sobre os olhos da tua alma.

Estás às escuras. - Não te empenhes em andar só, porque, sozinho, cairás. - Vai ter com o teu Diretor - com o teu superior -, e ele te fará ouvir aquelas palavras do Arcanjo Rafael a Tobias:

"Forti animo esto, in proximo est ut a Deo cureris". - Tem coragem, que em breve te curará Deus.

- Sê obediente, e cairão as escamas, cairá a venda dos teus olhos, e Deus te encherá de graça e de paz.

É uma questão de segundos… Pensa antes de começar qualquer trabalho: - Que quer Deus de mim neste assunto?

E, com a graça divina, faze-o!

A infância espiritual exige a submissão do entendimento, mais difícil que a submissão da vontade.

- Para submeter o entendimento, precisa-se, além da graça de Deus, de um contínuo exercício da vontade, que se nega ao entendimento como se nega à carne, uma e outra vez e sempre; dando-se como conseqüência o paradoxo de que quem segue o “pequeno caminho de infância”, para se tornar criança, necessita de robustecer e virilizar a sua vontade.

Ser pequeno. As grandes audácias são sempre das crianças. - Quem pede… a lua? - Quem não repara nos perigos, ao tratar de conseguir o seu desejo?

“Colocai” numa criança “dessas” muita graça de Deus, o desejo de fazer a Vontade dEle, muito amor a Jesus, toda a ciência humana que a sua capacidade lhe permita adquirir… e tereis retratado o caráter dos apóstolos de hoje, tal como indubitavelmente Deus os quer.

Jesus: nunca Te pagarei, ainda que morra de Amor, a graça que tens esbanjado para me tornares pequeno.

Alegra-te quando vires que outros trabalham em bons campos de apostolado. - E pede, para eles, graça de Deus abundante e correspondência a essa graça.

Depois, tu… segue o teu caminho; convence-te de que não tens outro.

Referências da Sagrada Escritura