Lista de pontos

Há 7 pontos em "Caminho", cuja matéria seja Ideais.

Em Cristo temos todos os ideais: porque é Rei, é Amor, é Deus.

Ama a Senhora. E Ela te obterá graça abundante para venceres nesta luta quotidiana. - E de nada servirão ao maldito essas coisas perversas que sobem e sobem, fervendo dentro de ti, até quererem sufocar, com a sua podridão bem cheirosa, os grandes ideais, os mandamentos sublimes que o próprio Cristo pôs em teu coração. - "Serviam!"*

(*) “Servirei!” (N. do T.).

Cala-te. Não esqueças que o teu ideal é como uma luzinha recém-acesa. - Pode bastar um sopro para apagá-la em teu coração.

Não sejas… bobo. É verdade que fazes o papel - quando muito - de um pequeno parafuso nessa grande empresa de Cristo.

Mas sabes o que significa o parafuso não apertar o suficiente ou saltar fora do seu lugar? Cederão as peças de maior tamanho ou cairão sem dentes as rodas.

Ter-se-á dificultado o trabalho. - Talvez se inutilize toda a maquinaria.

Que grande coisa é ser um pequeno parafuso!

Isso - o teu ideal, a tua vocação - é… uma loucura. - E os outros - os teus amigos, os teus irmãos -, uns loucos…

Não tens ouvido, por vezes, esse grito bem dentro de ti? - Responde, com decisão, que agradeces a Deus a honra de pertencer ao “manicômio”.

Fomenta e preserva esse ideal nobilíssimo que acaba de nascer em ti. - Olha que se abrem muitas flores na primavera, e são poucas as que frutificam.

Inabalável. Assim tens de ser. - Se fazem vacilar a tua perseverança as misérias alheias ou as próprias, formo um triste conceito do teu ideal.

Decide-te de uma vez para sempre.