Lista de pontos

Há 6 pontos em "Caminho", cuja matéria seja Porte externo .

Gravidade. - Deixa esses meneios e trejeitos de mulherzinha ou de moleque. - Que o teu porte exterior seja o reflexo da paz e da ordem do teu espírito.

Essa ênfase e esse ar emproado ficam-te mal; vê-se que são postiços. - Procura, pelo menos, não os empregar com o teu Deus, nem com o teu Diretor, nem com os teus irmãos. E haverá uma barreira a menos entre ti e eles.

Tens expansões de ternura. E eu te digo: - Caridade com o próximo, sim, sempre.

Mas - ouve-me bem, alma de apóstolo -, é de Cristo, e só para Ele, esse outro sentimento que o próprio Senhor pôs em teu peito.

- Além disso…, não é verdade que, ao abrires algum ferrolho do teu coração - necessitas de sete ferrolhos -, mais de uma vez ficou pairando em teu horizonte sobrenatural a nuvenzinha da dúvida… e perguntaste a ti mesmo, preocupado, apesar da tua pureza de intenção: - Não será que fui longe demais nas minhas manifestações exteriores de afeto?

Não é suficiente que sejas sábio, além de bom cristão. - Se não corriges as maneiras bruscas do teu caráter, se tornas incompatível o teu zelo e a tua ciência com a boa educação, não compreendo como possas vir a ser santo. - E mesmo que realmente sejas sábio, devias estar amarrado a uma manjedoura, como um mulo.

Com esse ar de auto-suficiência, tornas-te aborrecido e antipático, cais no ridículo e, o que é pior, tiras eficácia ao teu trabalho de apóstolo.

Não esqueças que até os “medíocres” podem pecar por demasiado sábios.

A tua própria inexperiência te leva a essa presunção, a essa vaidade, a isso que tu julgas que te dá um ar de importância.

- Corrige-te, por favor. Néscio e tudo, podes chegar a ocupar cargos de direção (mais de um caso se tem visto), e, se não te persuades da tua falta de dotes, te negarás a escutar os que têm dom de conselho. - E dá medo pensar no mal que fará o teu desgoverno.