Lista de pontos

Há 6 pontos em "Caminho", cuja matéria seja Amor de Deus → mortificação.

Bebamos até a última gota o cálice da dor na pobre vida presente. - Que importa padecer dez, vinte, cinqüenta anos…, se depois vem o Céu para sempre, para sempre…, para sempre?

E sobretudo - melhor do que a razão apontada - "propter retributionem"* -, que importa padecer, se se padece para consolar, para dar gosto a Deus Nosso Senhor, com espírito de reparação, unido a Ele na sua Cruz…, numa palavra: se se padece por Amor?

(*) Pela recompensa (N. do T.)

.

Esse Cristo que tu vês não é Jesus. - Será, quando muito, a triste imagem que podem formar teus olhos turvos…

- Purifica-te. Clarifica o teu olhar com a humildade e a penitência. Depois… não te hão de faltar as luzes límpidas do Amor. E terás uma visão perfeita. A tua imagem será realmente a sua: Ele!

Que medo têm as pessoas da expiação! Se o que fazem para ficar bem diante do mundo, o fizessem retificando a intenção, por Deus…, que santos seriam alguns e algumas!

Motivos para a penitência? Desagravo, reparação, petição, ação de graças; meio para progredir…; por ti, por mim, pelos outros, pela tua família, pelo teu país, pela Igreja… E mil motivos mais.

Não te preocupes se te aborreces quando fazes essas pequenas coisas que Ele te pede. - Ainda chegarás a sorrir…

Não vês com que pouca vontade dá o menino simples a seu pai, que o experimenta, a guloseima que tinha nas mãos? - Mas dá; venceu o amor.

Uma picadela. - E outra. E outra. - Agüenta-as, faz favor! Não vês que és tão pequeno que só podes oferecer na tua vida - no teu pequeno caminho - essas pequenas cruzes?

Além disso, repara: uma cruz sobre outra - uma picadela… e outra…, que grande montão!

No fim, menino, soubeste fazer uma coisa muito grande: Amar.