Lista de pontos

Há 12 pontos em "Caminho", cuja matéria seja Apóstolos → São Pedro.

Mas… e os meios? - São os mesmos de Pedro e Paulo, de Domingos e Francisco, de Inácio e Xavier: o Crucifixo e o Evangelho…

- Será que te parecem pequenos?

Coragem! Tu… podes. - Não vês o que fez a graça de Deus com aquele Pedro dorminhoco, negador e covarde…, com aquele Paulo perseguidor, odiento e pertinaz?

Fé viva e penetrante. Como a fé de Pedro. - Quando a tiveres, disse-o Ele, afastarás as montanhas, os obstáculos, humanamente insuperáveis, que se oponham aos teus empreendimentos de apóstolo.

Católico, Apostólico, Romano! - Gosto de que sejas muito romano. E que tenhas desejos de fazer a tua “romaria”, "videre Petrum", para ver Pedro.

Bebe na fonte límpida dos “Atos dos Apóstolos”: no capítulo XII, Pedro, libertado da prisão por intervenção dos Anjos, encaminha-se para a casa da mãe de Marcos. - Não querem acreditar na empregadinha que afirma que Pedro está à porta. "Angelus ejus est!" - deve ser o seu Anjo!, diziam.

- Olha a confiança com que os primeiros cristãos tratavam os seus Anjos.

- E tu?

Que poder o da obediência! - O lago de Genesaré negava os seus peixes às redes de Pedro. Toda uma noite em vão.

- Agora, obediente, tornou a lançar a rede à água e pescaram "piscium multitudinem copiosam" - uma grande quantidade de peixes.

- Acredita: o milagre repete-se todos os dias.

"Duc in altum" - Mar adentro! - Repele o pessimismo que te faz covarde. "Et laxate retia vestra in capturam" - e lança as redes para pescar.

Não vês que podes dizer, como Pedro: "In nomine tuo, laxabo rete" - Jesus, em teu nome procurarei almas?

O que a ti te maravilha, a mim parece-me razoável. - Por que foi Deus procurar-te no exercício da tua profissão?

Assim procurou os primeiros: Pedro, André, João e Tiago, junto às redes; Mateus, sentado à mesa dos impostos…

E - admira-te! - Paulo, na sua ânsia de acabar com a semente dos cristãos.

Quererias atrair ao teu apostolado aquele homem sábio, aquele outro poderoso, e aquele cheio de prudência e virtudes.

Pede por eles, oferece sacrifícios e prepara-os com o teu exemplo e com a tua palavra. - Não vêm! - Não percas a paz; é que não fazem falta.

Julgas que não havia contemporâneos de Pedro, sábios, e poderosos, e prudentes, e virtuosos, fora do apostolado dos primeiros doze?

Líderes!… Viriliza a tua vontade, para que Deus te faça líder. Não vês como procedem as malditas sociedades secretas? Nunca conquistam as massas. - Em seus antros, formam alguns homens-demônios que se agitam e movimentam as multidões, tresloucando-as, para fazê-las ir atrás deles, ao precipício de todas as desordens… e ao inferno. - Eles levam uma semente amaldiçoada.

Se tu quiseres…, levarás a palavra de Deus, mil e mil vezes bendita, que não pode falhar. Se fores generoso…, se corresponderes com a tua santificação pessoal, obterás a dos outros: o reinado de Cristo. - "Omnes cum Petro ad Jesum per Mariam"*.

(*) “Todos com Pedro a Jesus por Maria” (N. do T.).

Assim como os bons religiosos se empenham em conhecer a maneira como viviam os primeiros da sua ordem ou congregação, para se ajustarem àquela conduta, assim tu - cavalheiro cristão - procura conhecer e imitar a vida dos discípulos de Jesus, que conviveram com Pedro e com Paulo e com João, e quase foram testemunhas da Morte e da Ressurreição do Mestre.

“Não temos o direito de fazer-nos acompanhar nas viagens por uma mulher, irmã em Jesus Cristo, para que nos assista, como fazem os demais apóstolos, e os parentes do Senhor, e o próprio Pedro?”

É o que diz São Paulo na sua primeira Epístola aos Coríntios. - Não é possível desdenhar a colaboração da “mulher no apostolado”.