Lista de pontos

Há 10 pontos em "Caminho", cuja matéria seja Comunhão dos santos → comunicação da vida sobrenatural.

Só! - Não estás só. Fazemos-te muita companhia, mesmo de longe. - Além disso…, firmado na tua alma em graça, o Espírito Santo - Deus contigo - vai dando tom sobrenatural a todos os teus pensamentos, desejos e obras.

Escrevi-te dizendo: “Apóio-me em ti. Vê lá o que fazemos!…” - Que havíamos de fazer, senão apoiar-nos no Outro!

Missionário. - Sonhas em ser missionário. Tens vibrações como as de Xavier, e queres conquistar para Cristo um império. - O Japão, a China, a Índia, a Rússia…, os povos frios do norte da Europa, ou a América, ou a África, ou a Austrália…

- Fomenta esses incêndios em teu coração, essa fome de almas. Mas não esqueças que és mais missionário “obedecendo”. Geograficamente longe desses campos de apostolado, trabalhas “aqui” e “ali”. Não sentes - como Xavier! - o braço cansado, depois de administrares a tantos o batismo?

Comunhão dos Santos. - Como dizer-te? - Sabes o que são as transfusões de sangue para o corpo? Pois assim vem a ser a Comunhão dos Santos para a alma.

Filho, que bem viveste a Comunhão dos Santos quando me escrevias: “Ontem "senti" que o senhor pedia por mim”!

Um outro que sabe dessa “comunicação” de bens sobrenaturais, diz-me: “A sua carta me fez muito bem; nota-se que vem impregnada das orações de todos!… E eu preciso muito que rezem por mim”.

Terás mais facilidade em cumprir o teu dever, se pensares na ajuda que te prestam os teus irmãos e na que deixas de prestar-lhes se não és fiel.

As benditas almas do purgatório. - Por caridade, por justiça e por um egoísmo desculpável - podem tanto diante de Deus! -, lembra-te delas com muita freqüência nos teus sacrifícios e na tua oração.

Oxalá possas dizer, ao falar nelas: “Minhas boas amigas, as almas do purgatório…”

Se tens “vida de infância”, por seres criança, hás de ser espiritualmente guloso. - Lembra-te, como os da tua idade, das coisas boas que a tua Mãe tem guardadas.

E isto, muitas vezes ao dia. - É uma questão de segundos: Maria… Jesus… o Sacrário… a Comunhão… o Amor… o sofrimento… as benditas almas do purgatório… os que lutam: o Papa, os sacerdotes… os fiéis… a tua alma… as almas dos teus… os Anjos da Guarda… os pecadores…

Como te custa essa pequena mortificação! Estás lutando. É como se te dissessem: - Por que hás de ser tão fiel ao plano de vida, ao relógio?

- Olha: já reparaste com que facilidade são enganados os garotinhos? - Não querem tomar o remédio amargo, mas… “vamos lá!” - dizem-lhes -, “esta colherzinha pelo papai; outra pela vovó…” E assim até tomarem toda a dose.

O mesmo deves tu fazer: quinze minutos mais de cilício pelas almas do purgatório; cinco minutos mais pelos teus pais; outros cinco pelos teus irmãos de apostolado… Até passar o tempo marcado no teu horário.

Feita deste modo a tua mortificação, quanto não vale!