Lista de pontos

Há 8 pontos em "Caminho", cuja matéria seja Doutrina → necessidade de se ter boa doutrina.

Dantes, como os conhecimentos humanos - a ciência - eram muito limitados, parecia bem possível que um só homem sábio pudesse fazer a defesa e a apologia da nossa santa Fé.

Hoje, com a extensão e a intensidade da ciência moderna, é preciso que os apologistas dividam entre si o trabalho, para defenderem cientificamente a Igreja em todos os campos.

- Tu… não podes furtar-te a esta obrigação.

Fica tranqüilo se exprimiste uma opinião ortodoxa, ainda que a malícia de quem te escutou o leve a escandalizar-se. - Porque o seu escândalo é farisaico.

Confusionismo. Soube que estava vacilando a retidão do teu critério. E, para que me entendesses, escrevi-te: - O diabo tem a cara muito feia e, como é esperto, não se expõe a que lhe vejamos os cornos. Não vem de frente. - Por isso, quantas vezes aparece com disfarces de nobreza e até de espiritualidade!

O plano de santidade que o Senhor nos pede é determinado por estes três pontos:

- A santa intransigência, a santa coação e a santa desvergonha.

* São Josemaria serve-se aqui três vezes de um recurso literário, o chamado oxímoro (figura que consiste em unir palavras contraditórias), para explicar de modo expressivo que a procura da santidade não é incompatível com a energia.

Com a expressão “santa coação” anima o leitor a encarar, dentro do absoluto respeito pela liberdade pessoal dos outros, a sua própria responsabilidade apostólica em relação aos que estão à sua volta, fazendo eco ao Evangelho: “Sai pelas estradas (…) e obriga as pessoas a entrar” (Lc 14, 23). Com as palavras “santa intransigência” incentiva a defender a própria fé com energia e mansidão, como uma questão de coerência cristã. E com os termos “santa desvergonha” convida a não se preocupar excessivamente com o fato de que outros percebam as suas limitações, e a não ocultar a condição de cristão quando o ambiente social é hostil à fé.

Portanto, nas três expressões o adjetivo “santa” modifica o significado do substantivo que qualifica, e é fundamental para entender a intenção de São Josemaria. De resto, a leitura do conjunto de Caminho deixa bem claro que a virtude mais importante – a que torna “santas” a coação, a intransigência e a desvergonha – é a caridade (cf. Caminho, nn. 369 e 463).

Um homem, um… cavalheiro transigente, tornaria a condenar Jesus à morte.

Aquele homem de Deus, curtido na luta, argumentava assim: - Não transijo? Mas é claro! Porque estou persuadido da verdade do meu ideal. Pelo contrário, você é muito transigente… Parece-lhe que dois e dois sejam três e meio? - Não?… Nem por amizade cede em tão pouca coisa?

- É que pela primeira vez se persuadiu de ter a verdade… e passou-se para o meu partido!

Sê intransigente na doutrina e na conduta. - Mas suave na forma. - Maça poderosa de aço, almofadada.

- Sê intransigente, mas não sejas cabeçudo.

Muitos falsos apóstolos, apesar deles, fazem bem à massa, ao povo, pela própria virtude da doutrina de Jesus que pregam, ainda que não a pratiquem.

Mas, com este bem, não se compensa o mal enorme e efetivo que produzem, matando almas de líderes, de apóstolos, que se afastam, enojadas, daqueles que não fazem o que ensinam aos outros.

Por isso, se não querem ter uma vida íntegra, nunca devem pôr-se na primeira fila, como chefes de grupo - nem eles, nem elas.