Lista de pontos

Há 7 pontos em "Caminho", cuja matéria seja Entrega → dedicação a Deus.

Que belo é perder a vida pela Vida!

Cristo morreu por ti. - Tu… que deves fazer por Cristo?

Dizes que sim, que queres. - Está bem.

- Mas… queres como um avaro quer o seu ouro, como uma mãe quer ao seu filho, como um ambicioso quer as honras, ou como um pobre sensual quer o seu prazer?

- Não? Então não queres.

Ah! Se te propusesses servir a Deus “seriamente”, com o mesmo empenho que pões em servir a tua ambição, as tuas vaidades, a tua sensualidade!…

Que pouco é uma vida para oferecê-la a Deus!…

"Nesciebatis quia in his quae Patris mei sunt oportet me esse?" - Não sabíeis que Eu devo ocupar-me nas coisas que dizem respeito ao serviço de meu Pai?

Resposta de Jesus adolescente. E resposta a uma mãe como a sua Mãe, que há três dias anda à sua procura, julgando-O perdido. - Resposta que tem por complemento aquelas palavras de Cristo que São Mateus transcreve: “Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a Mim, não é digno de Mim”.

Se quereis entregar-vos a Deus no mundo, mais do que sábios (quanto a elas, não é preciso serem sábias; basta que sejam sensatas)*, tendes que ser espirituais, muito unidos ao Senhor pela oração; deveis trazer um manto invisível que cubra todos e cada um dos vossos sentidos e potências - orar, orar e orar; expiar, expiar e expiar.

* Quando este livro foi escrito, as mulheres com curso superior eram uma minoria na Espanha, embora já naquela época o autor incentivasse as que atendia espiritualmente a seguir a vocação universitária, caso se sentissem atraídas a isso (N. do T.).

Referências da Sagrada Escritura