Lista de pontos

Há 6 pontos em "Caminho", cuja matéria seja Magnanimidade → nobres ambições .

Gosto de que vivas essa “reparação ambiciosa”: o mundo inteiro!, disseste-me. - Bem. Mas, em primeiro lugar, os da tua família sobrenatural e da humana, os do país que é a nossa Pátria.

Ser “católico” é amar a Pátria, sem a ninguém deixar que nos exceda nesse amor, e, ao mesmo tempo, ter por meus os ideais nobres de todos os países. Quantas glórias da França são glórias minhas! E igualmente muitos motivos de orgulho de alemães, de italianos, de ingleses…, de americanos e asiáticos e africanos, são também orgulho meu.

- Católico!… Coração grande, espírito aberto.

Persevera no cumprimento exato das obrigações de agora. - Esse trabalho - humilde, monótono, pequeno - é oração plasmada em obras que te preparam para receber a graça do outro trabalho - grande, vasto e profundo - com que sonhas.

Menino audaz, grita: - Que amor o de Teresa! - Que zelo o de Xavier! - Que homem tão admirável São Paulo! - Ah, Jesus, pois eu… Te amo mais do que Paulo, Xavier e Teresa!

Escreves-me: “O desejo tão grande que todos temos de que "isto" avance e se dilate, parece que vai converter-se em impaciência. Quando salta, quando irrompe…, quando veremos nosso o mundo?”

E acrescentas: “O desejo não será inútil se o empregarmos em "coagir", em importunar o Senhor; assim teremos ganho um tempo formidável!”

Compreendo o teu sofrimento quando, no meio da tua forçosa inatividade, consideras a tarefa que está por fazer. - Não te cabe o coração no planeta, e tem de se amoldar… a um minúsculo trabalho burocrático.

Mas para quando deixamos o "fiat"*?…

(*) “Faça-se”(N. do T.).

Referências da Sagrada Escritura