Lista de pontos

Há 12 pontos em "Caminho", cuja matéria seja Vocação cristã  → convivência, caridade .

Estes são os saborosos frutos da alma mortificada: compreensão e transigência para as misérias alheias; intransigência para as próprias.

A caridade de Jesus Cristo há de levar-te a muitas concessões… nobilíssimas. - E a caridade de Jesus Cristo há de levar-te a muitas intransigências…, nobilíssimas também.

Sê intransigente na doutrina e na conduta. - Mas suave na forma. - Maça poderosa de aço, almofadada.

- Sê intransigente, mas não sejas cabeçudo.

Não queiramos julgar. - Cada qual vê as coisas do seu ponto de vista… e com o seu entendimento, bem limitado quase sempre, e com os olhos obscurecidos ou enevoados, com trevas de exaltação muitas vezes.

Além disso, tal como a desses pintores modernistas, a visão de certas pessoas é tão subjetiva e tão enfermiça, que desenham uns traços arbitrários, assegurando-nos que são o nosso retrato, a nossa conduta…

Como valem pouco os juízos dos homens! - Não julgueis sem peneirar o vosso juízo na oração.

Esforça-te, se é preciso, por perdoar sempre aos que te ofendem, desde o primeiro instante, já que, por maior que seja o prejuízo ou a ofensa que te façam, mais te tem perdoado Deus a ti.

Não julgueis sem ouvir ambas as partes. - Mesmo as pessoas que se têm por piedosas esquecem muito facilmente esta norma de prudência elementar.

Sabes o mal que podes ocasionar jogando para longe uma pedra com os olhos vendados?

- Também não sabes o prejuízo que podes causar, às vezes grave, quando lanças frases de murmuração, que te parecem levíssimas por teres os olhos vendados pela inconsciência ou pela exaltação.

Fazer crítica, destruir, não é difícil: o último aprendiz de pedreiro sabe cravar a sua ferramenta na pedra nobre e bela de uma catedral.

- Construir: esse é o trabalho que requer mestres.

Quem és tu para julgar do acerto do superior? - Não vês que ele tem mais elementos de juízo do que tu; mais experiência; mais retos, sábios e desapaixonados conselheiros; e, sobretudo, mais graça, uma graça especial, a graça de estado, que é luz e ajuda poderosa de Deus?

Mais do que em “dar”, a caridade está em “compreender”.

- Por isso, procura uma desculpa para o teu próximo - sempre as há -, se tens o dever de julgar.

Alegra-te quando vires que outros trabalham em bons campos de apostolado. - E pede, para eles, graça de Deus abundante e correspondência a essa graça.

Depois, tu… segue o teu caminho; convence-te de que não tens outro.

É mau espírito o teu, se te dói que ou-tros trabalhem por Cristo sem contarem com o teu apostolado. - Lembra-te desta passagem de São Marcos: “Mestre, vimos um que em teu nome expulsava os demônios, e que não está conosco; e nós lho proibimos. Disse Jesus: Não lho proibais, pois ninguém que faça um milagre em meu nome falará depois mal de mim. Quem não está contra vós está convosco”.

Referências da Sagrada Escritura