Lista de pontos

Há 9 pontos em "Forja", cuja matéria seja Ambiente.

Tens de comportar-te como uma brasa incandescente, que pega fogo onde quer que esteja; ou, pelo menos, procura elevar a temperatura espiritual dos que te rodeiam, levando-os a viver uma intensa vida cristã.

Com liberdade, e de acordo com as tuas inclinações ou qualidades, deves tomar parte ativa e eficaz nas retas associações oficiais ou privadas do teu país, com uma participação cheia de sentido cristão: essas organizações nunca são indiferentes para o bem temporal e eterno dos homens.

É necessário neutralizar essas “liberdades de perdição”, filhas da libertinagem, netas das más paixões, bisnetas do pecado original…, que, como se vê, descendem em linha reta do diabo.

Um filho de Deus - tu - não deve ter medo de viver no ambiente - profissional, social… - que lhe é próprio: nunca está só!

- Deus Nosso Senhor, que sempre te acompanha, concede-te os meios para que Lhe sejas fiel e para que leves os outros até Ele.

Tens de ser, como filho de Deus e com a sua graça, varão ou mulher forte, de desejos e de realidades.

- Não somos plantas de estufa. Vivemos no meio do mundo, e temos de estar prontos a arrostar todos os ventos, o calor e o frio, a chuva e os ciclones…, mas fiéis a Deus e à sua Igreja.

Intrigas, interpretações miseráveis - talhadas à medida do coração vil que interpreta -, sussurros covardes… - É uma cena infelizmente repetida nos diversos ambientes: nem trabalham nem deixam trabalhar.

- Medita devagar aqueles versos do salmo: “Meu Deus, cheguei a ser um estranho para os meus irmãos, e um forasteiro para os filhos de minha mãe. Porque o zelo da tua casa me devorou, e os opróbrios dos que te ultrajavam caíram sobre mim”… E continua a trabalhar.

Já o disse o Mestre: oxalá nós, os filhos da luz, ponhamos, em fazer o bem, pelo menos o mesmo empenho e a obstinação com que se dedicam às suas ações os filhos das trevas!

- Não te queixes: trabalha antes para afogar o mal em abundância de bem.

Um varão católico - uma mulher católica - não pode esquecer esta idéia-mestra: imitar Jesus Cristo, em todos os ambientes, sem repelir ninguém.

A presença e o testemunho dos filhos de Deus no mundo é para arrastar, não para se deixarem arrastar; para dar o seu próprio ambiente - o de Cristo -, não para se deixarem dominar por outro ambiente.

Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura