Lista de pontos

Há 8 pontos em "Forja", cuja matéria seja Tentações.

Não podes espantar-te se, na tua vida, sentes aquele peso de que falava São Paulo: “Vejo que há outra lei nos meus membros que é contrária à lei do meu espírito”.

- Lembra-te então de que és de Cristo, e vai ter com a Mãe de Deus, que é tua Mãe: eles não te abandonarão.

Virgem Imaculada, Mãe!, não me abandones: olha como se enche de lágrimas o meu pobre coração. - Não quero ofender o meu Deus!

Já sei - e penso que não o esquecerei nunca - que não valho nada: quanto me pesa a minha pouquidão, a minha solidão! Mas… não estou só: tu, Doce Senhora, e meu Pai-Deus não me largais.

Ante a rebelião da minha carne e ante as razões diabólicas contra a minha Fé, amo Jesus e creio: Amo e Creio.

No caminho da santificação pessoal, podemos às vezes ter a impressão de que, em vez de avançar, retrocedemos; de que, em vez de melhorar, pioramos.

Enquanto houver luta interior, esse pensamento pessimista será apenas uma falsa impressão, um engano, que convém repelir.

- Persevera tranquilo: se lutas com tenacidade, progrides no teu caminho e te santificas.

Quero prevenir-te a respeito de uma dificuldade que talvez possa apresentar-se: a tentação do cansaço, do desalento.

- Não está ainda fresca na tua memória uma vida - a tua - sem rumo, sem meta, sem sal, que a luz de Deus e a tua entrega endireitaram e encheram de alegria?

- Não troques bobamente isto por aquilo.

Assaltam-te dúvidas e tentações com pinta elegante.

- Gosto de ouvir-te: vê-se que o demônio te considera seu inimigo, e que a graça de Deus não te desampara. Continua a lutar!

Parece que há calma. Mas o inimigo de Deus não dorme…

- Também o Coração de Jesus vela! Essa é a minha esperança.

Obrigado, Senhor, porque - ao permitires a tentação - nos dás também a formosura e a fortaleza da tua graça, para que sejamos vencedores! Obrigado, Senhor, pelas tentações, que Tu permites para que sejamos humildes!

“Vigiai e orai, para não cairdes em tentação…”. É impressionante a experiência de ver como se pode abandonar uma tarefa divina - por uma miragem passageira!

Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura