Lista de pontos

Há 12 pontos em "Forja", cuja matéria seja Apostolado → eficácia apostólica, frutos .

Filho, pelas tuas próprias forças, não podes nada no terreno sobrenatural. Mas, sendo instrumento de Deus, poderás tudo: "Omnia possum in eo qui me confortat!" - posso tudo nAquele que me conforta!, pois Ele quer, pela sua bondade, utilizar instrumentos ineptos, como tu e como eu.

Ante a aparente esterilidade do apostolado, assaltam-te as vanguardas de uma onda de desalento, que a tua fé repele com firmeza… - Mas percebes que necessitas de mais fé, humilde, viva e operativa.

Tu, que desejas a saúde das almas, grita como o pai daquele rapaz enfermo, possuído pelo diabo: "Domine, adiuva incredulitatem meam!" - Senhor, ajuda a minha incredulidade!

Não duvides: repetir-se-á o milagre.

Se perseverares na tua oração com “perseverança pessoal”, Deus Nosso Senhor te dará os meios de que necessitas para seres mais eficaz e para estenderes o seu reinado no mundo.

- Mas é necessário que permaneças fiel: pede, pede, pede… Achas que te comportas assim?

Não te preocupes se o teu trabalho agora parece estéril. Quando a semeadura é de santidade, não se perde; outros recolherão o fruto.

O espírito de pobreza, de desprendimento dos bens terrenos, redunda na eficácia do apostolado.

É uma caridade falsa aquela que prejudica a eficácia sobrenatural do apostolado.

Se fores fiel aos impulsos da graça, darás bons frutos: frutos duradouros para a glória de Deus.

- Ser santo implica ser eficaz, mesmo que o santo não toque nem veja a eficácia.

"Qui sunt isti, qui ut nubes volant, et quasi columbae ad fenestras suas?" - Quem são esses que voam como nuvens, como as pombas para os seus ninhos?, pergunta o Profeta. E comenta um autor: “As nuvens têm a sua origem no mar e nos rios, e, depois de uma circulação ou percurso mais ou menos longo, voltam outra vez à sua fonte”.

E eu te acrescento: - Assim tens de ser tu: nuvem que fecunde o mundo, fazendo-o viver vida de Cristo… Estas águas divinas banharão - ensopando-as - as entranhas da terra; e, em vez de sujar-se, filtrar-se-ão ao atravessarem tanta impureza, e brotarão fontes limpíssimas, que depois serão arroios e rios imensos para saciar a sede da humanidade.

- Depois, retira-te para o teu Refúgio, para o teu Mar imenso, para o teu Deus, sabendo que continuarão amadurecendo mais frutos, com a rega sobrenatural do teu apostolado, com a fecundidade das águas de Deus, que durarão até o fim dos tempos.

Às vezes, cinqüenta por cento da atividade se perde em lutas intestinas, que têm por fundamento a ausência de caridade, e as histórias e as intrigas entre irmãos. Por outro lado, vinte e cinco por cento da atividade se perde em levantar edifícios desnecessários para o apostolado. Não se deve consentir nunca na murmuração e não se deve perder o tempo em edificar tantas casas, e assim as pessoas serão apóstolos cem por cento.

"Dominus dabit benignitatem suam et terra nostra dabit fructum suum" - o Senhor dará a sua bênção, e a nossa terra produzirá o seu fruto.

- Sim, essa bênção é a origem de todo o bom fruto, o clima necessário para que no nosso mundo possamos cultivar santos, homens e mulheres de Deus.

"Dominus dabit benignitatem" - o Senhor dará a sua bênção. - Mas, repara bem, a seguir diz que Ele espera o nosso fruto - o teu, o meu -, e não um fruto raquítico, desmedrado, por não termos sabido entregar-nos. Ele espera-o abundante, porque nos cumula de bênçãos.

Vias a tua vocação como essas cápsulas que encerram a semente. Há de chegar o momento da expansão, e haverá um arraigar múltiplo e simultâneo.

Em momentos de desorientação geral, quando clamas ao Senhor pedindo pelas almas - que são suas! -, ficas com a impressão de que Ele não te ouve, como se se fizesse surdo aos teus apelos. Chegas a pensar que o teu trabalho apostólico é em vão.

- Não te preocupes! Continua a trabalhar com a mesma alegria, com a mesma vibração, com o mesmo ímpeto. - Deixa-me que insista: quando se trabalha por Deus, nada é infecundo!

Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura