Lista de pontos

Há 7 pontos em "Forja", cuja matéria seja Vida interior  → fundamento do apostolado.

De acordo: a tua preocupação devem ser “eles”. Mas a tua primeira preocupação deves ser tu mesmo, a tua vida interior; porque, de outro modo, não poderás servi-los.

O fundamento de toda a nossa atividade como cidadãos - como cidadãos católicos - está numa intensa vida interior: em sermos, eficaz e realmente, homens e mulheres que fazem do seu dia um diálogo ininterrupto com Deus.

Da vida oculta de Jesus Cristo tens que tirar esta outra conseqüência: não ter pressa…, tendo-a!

Quer dizer, antes de mais nada está a vida interior; o resto, o apostolado, qualquer apostolado, é um corolário.

Se vier a faltar a piedade - esse laço que nos ata fortemente a Deus e, por Ele, aos outros, porque nos outros vemos Cristo -, é inevitável que se produza a desunião, com a perda de todo o espírito cristão.

Sem vida interior, sem formação, não há verdadeiro apostolado nem obras fecundas: o trabalho é precário e até fictício.

- Que responsabilidade, portanto, a dos filhos de Deus! Havemos de ter fome e sede dEle e da sua doutrina.

Não te aburgueses, porque - se estás aburguesado - estorvas, convertes-te num peso morto para o apostolado, e sobretudo num motivo de dor para o Coração de Cristo!

Não deixes de fazer apostolado, não abandones o teu esforço por trabalhar do melhor modo possível, não descures a tua vida de piedade.

- Deus fará o resto.

Nós, os católicos, temos de andar pela vida como apóstolos: com luz de Deus, com sal de Deus. Sem medo, com naturalidade, mas com tal vida interior, com tal união com o Senhor, que iluminemos, que evitemos a corrupção e as sombras, que espalhemos o fruto da serenidade e a eficácia da doutrina cristã.

Referências da Sagrada Escritura