Lista de pontos

Há 8 pontos em "Sulco", cuja matéria seja Rijeza.

Dever de cada cristão é levar a paz e a felicidade pelos diversos ambientes da terra, numa cruzada de fortaleza e de alegria, que sacuda até os corações murchos e apodrecidos, e os levante para Ele.

O Senhor necessita de almas fortes e audazes, que não pactuem com a mediocridade e penetrem com passo firme em todos os ambientes.

O Senhor pode tirar das próprias pedras filhos de Abraão… Mas temos de procurar que a pedra não seja quebradiça. De um rochedo sólido, ainda que seja informe. pode lavrar-se mais facilmente um silhar esplêndido.

Não é verdade que te causou compaixão o menino mimado? - Pois então… não te trates tão bem a ti mesmo! Não compreendes que vais tornar-te molezinho? - Além disso, não sabes que as flores de melhor aroma são as silvestres, as que estão expostas à intempérie e à seca?

A fachada é de energia e rijeza. Mas, quanta moleza e falta de vontade por dentro! - Fomenta a decisão de que as tuas virtudes não se transformem num disfarce, mas em hábitos que definam o teu caráter.

Os molengões, os que se queixam de mil e uma ninharias, são os que não sabem sacrificar-se nessas minúcias diárias por Jesus…, e muito menos pelos outros. Que vergonha se o teu comportamento - tão duro, tão exigente com os outros! - padece dessa moleza nos teus afazeres cotidianos!

Quando a tua vontade fraquejar diante do trabalho habitual, lembra-te uma vez mais daquela consideração: “O estudo, o trabalho, é parte essencial do meu caminho. O descrédito profissional - conseqüência da preguiça - anularia ou tornaria impossíveis as minhas tarefas de cristão. Necessito - assim Deus o quer - do ascendente do prestígio profissional, para atrair e ajudar os outros”. - Não duvides: se abandonas o teu trabalho, afastas-te - e afastas outros - dos planos divinos!

Assustava-te o caminho dos filhos de Deus porque, em nome do Senhor, te instavam a cumprir, a negar-te a ti mesmo, a sair da tua torre de marfim. Deste uma desculpa…, e confesso-te que não me admira nada essa carga que te pesa: um conjunto de complexos e tortuosidades, de melindres e escrúpulos, que te deixa inútil. Não te zangues se te digo que te portaste com menos inteireza - como se fosses pior ou inferior - do que a gente depravada, audaz pregoeira do mal. "Surge et ambula!" - levanta-te e caminha, decide-te! Ainda podes libertar-te desse fardo nefasto se, com a graça de Deus, ouves o que Ele pede e, sobretudo, se O secundas plenamente e de bom grado!

Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura