Lista de pontos

Há 6 pontos em "Sulco", cuja matéria seja Família cristã  → as famílias e a vocação.

Gostaria de gritar ao ouvido de tantas e de tantos: não é sacrifício entregar os filhos a serviço de Deus; é honra e alegria.

Chegou para ele o momento da dura provação, e veio procurar-te desconsolado. - Lembras-te? Para ele - o amigo que te dava conselhos “prudentes” -, o teu modo de proceder não era senão utopia, fruto de uma deformação de idéias, captação de vontades, e… “sutilezas” do mesmo jaez. - “Esse entregar-se ao Senhor - sentenciava - é uma exacerbação anormal do sentimento religioso”. E, com a sua pobre lógica, pensava que entre a tua família se havia interposto um estranho: Cristo. Agora compreendeu o que tantas vezes lhe repetias: Cristo jamais separa as almas.

Depois do entusiasmo inicial, começaram as vacilações, os titubeios, os temores. - Preocupam-te os estudos, a família, o problema econômico e, sobretudo, o pensamento de que não consegues, de que talvez não sirvas, de que te falta experiência da vida. Eu te darei um meio seguro para venceres esses temores - tentações do diabo ou da tua falta de generosidade! -: “despreza-os”, tira da tua memória essas lembranças. Já o pregou de modo terminante o Mestre há vinte séculos: “Não olhes para trás!”.

“Se algum dos que me seguem não aborrece seu pai e sua mãe, e a mulher e os filhos, e os irmãos e irmãs, e mesmo a sua própria vida, não pode ser meu discípulo”. Cada vez vejo com mais clareza, Senhor, que os laços do sangue, se não passam pelo teu Coração amabilíssimo, são, para uns, motivo permanente de cruz; para outros, origem de tentações - mais ou menos diretas - contra a perseverança; para outros, causa de ineficácia absoluta; e, para todos, lastro que se opõe a uma entrega total.

O demônio - pai da mentira e vítima da sua soberba - tenta arremedar o Senhor até no modo de fazer prosélitos. Reparaste? Assim como Deus se vale dos homens para salvar almas e levá-las à santidade, satanás serve-se de outras pessoas para dificultar esse trabalho e até para as perder. E - não te assustes -, da mesma maneira que Jesus busca, como instrumentos, os mais próximos - parentes, amigos, colegas etc. -, o demônio também tenta, com freqüência, mover esses seres mais queridos, para induzir ao mal. Por isso, se os laços do sangue se convertem em amarras, que te impedem de seguir os caminhos de Deus, corta-os com decisão. E talvez a tua determinação desamarre também os que estavam enredados nas malhas de Lúcifer.

“Eu vim - assim se exprime o Mestre - para separar o homem de seu pai, a filha de sua mãe e a nora de sua sogra…”. Cumprindo o que Ele te exige, demonstrarás que os amas verdadeiramente. Por isso, não te escudes no carinho que lhes tens - deve ser total -, à hora do teu sacrifício pessoal. Senão, acredita-me antepões ao amor de Deus o de teus pais; e ao de teus pais, o teu amor próprio. - Entendeste agora, com amis profundidade, a congruência das palavras evangélicas?

Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura