Lista de pontos

Há 12 pontos em "Sulco", cuja matéria seja Vida interior  → diálogo com Jesus Cristo.

O único meio de conhecer Jesus: chegar ao trato com Ele! NEle encontrarás sempre um Pai, um Amigo, um Conselheiro e um Colaborador para todas as atividades nobres da tua vida cotidiana… - E, com o trato íntimo, nascerá o Amor.

Se és tenaz em assistir diariamente a umas aulas, só porque ali adquires uns conhecimentos… muito limitados, como é que tens constância para freqüentar o Mestre, sempre desejoso de ensinar-te a ciência da vida interior, de sabor e conteúdo eternos?

Que vale o maior homem, ou o maior galardão da terra, comparados com Jesus Cristo, que está sempre à tua espera?

Um tempo de meditação diária - união de amizade com Deus - é coisa própria de pessoas que sabem aproveitar retamente a sua vida; de cristãos conscientes, que agem com coerência.

Os namorados não sabem dizer adeus um ao outro: acompanham-se sempre. Tu e eu, amamos assim o Senhor?

Não viste como, para agradar e bem parecer, se arrumam os que se amam? - Assim deves arrumar e compor a tua alma.

Em geral, a graça atua como a natureza: por graus. - Não podemos propriamente antecipar-nos à ação da graça: mas, naquilo que depende de nós, temos de preparar o terreno e cooperar, quando Deus no-La concede. É mister conseguir que as almas apontem muito alto: empurrá-las para o ideal de Cristo; levá-las até às últimas conseqüências, sem atenuantes nem paliativos de espécie alguma, sem esquecer que a santidade não é primordialmente questão de braços. Normalmente, a graça segue as suas horas, e não gosta de violências. Fomenta as tuas santas impaciências…, mas não percas a paciência.

Corresponder à graça divina - perguntas - é uma questão de justiça…, de generosidade…? - De Amor!

“Os assuntos fervem na minha cabeça nos momentos mais inoportunos…”, dizes. Por isso te recomendei que tratasse de conseguir uns tempos de silêncio interior…, e a guarda dos sentidos internos e externos.

“Fica conosco, porque escureceu…” Foi eficaz a oração de Cléofas e do seu companheiro. - Que pena se tu e eu não soubéssemos `deter' Jesus que passa! Que dor, se não Lhe pedimos que fique!

Esses minutos diários de leitura do Novo Testamento que te aconselhei - metendo-te e participando no conteúdo de cada cena, como um protagonista mais -, são para que encarnes, para que “cumpras” o Evangelho na tua vida… e para que o “faças cumprir”.

Antes “divertias-te” muito… - Mas agora, que trazes Cristo em ti, a tua vida encheu-se de sincera e comunicativa alegria. Por isso atrais outros. - Freqüenta-O mais, para chegares a todos.

Referências da Sagrada Escritura