Lista de pontos

Há 6 pontos em "Sulco", cuja matéria seja Vocação → fidelidade à vocação.

Gosto desse lema: “Cada caminhante siga o seu caminho” - aquele que Deus lhe traçou -, com fidelidade, com amor, ainda que custe.

Dizes que a carga é pesada? - Não, mil vezes não! Essas obrigações, que aceitaste livremente, são asas que te levantam sobre o lodo vil das paixões. Porventura os pássaros sentem o peso das suas asas? Corta-as, coloca-as no prato de uma balança: pesam! Pode, no entanto, a ave voar se lhas arrancam? Precisa dessas asas assim; e não nota o seu peso porque a elevam acima do nível das outras criaturas. Também as tuas “asas” pesam! Mas, se te faltassem, cairias nos mais sujos lodaçais.

Viste com muita clareza a tua vocação - amar a Deus -, mas só com a cabeça. Garantes que puseste o coração no teu caminho…, mas às vezes te distrais e até tentas voltar o olhar para trás: sinal de que não o puseste por inteiro. - Esmera-te!

És extraordinariamente feliz. Às vezes, quando percebes que um filho de Deus O abandona, sentes - no meio da tua paz e da tua alegria íntimas - uma dor de carinho, uma amargura, que nem perturba nem inquieta. - Muito bem, mas… toca a empregar todos os meios humanos e sobrenaturais para que essa pessoa reaja…, e a confiar com segurança em Jesus Cristo! Assim, as águas voltam sempre ao seu leito.

Para ti, que és ainda jovem e acabas de empreender o caminho, um conselho: como Deus merece tudo, procura sobressair profissionalmente, para que possas depois propagar as tuas idéias com maior eficácia.

No reverso de uma vocação “perdida” ou de uma resposta negativa a essas chamadas constantes da graça, deve-se ver a vontade permissiva de Deus. - Sem dúvida; mas se somos sinceros, bem sabemos que isso não constitui isenção de culpa nem atenuante, porque percebemos no anverso o descumprimento pessoal da Vontade divina, que nos procurou para Si e não encontrou correspondência.