A Igreja

"Et unam, sanctam, catholicam et apostolicam Ecclesiam!…" - Compreendo essa tua pausa quando rezas, saboreando: Creio na Igreja, Una, Santa, Católica e Apostólica…

Que alegria poder dizer com todas as forças da minha alma: - Amo a minha Mãe, a santa Igreja!

Esse grito - "serviam!" - é vontade de “servir” fidelissimamente a Igreja de Deus, mesmo à custa dos bens, da honra e da vida.

Católico, Apostólico, Romano! - Gosto de que sejas muito romano. E que tenhas desejos de fazer a tua “romaria”, "videre Petrum", para ver Pedro.

Que bondade a de Cristo ao deixar à sua Igreja os Sacramentos! - São remédio para cada necessidade.

- Venera-os e fica muito agradecido ao Senhor e à sua Igreja.

Deves ter veneração e respeito pela Santa Liturgia da Igreja e por cada uma das suas cerimônias. - Cumpre-as fielmente. - Não vês que nós, os pobrezinhos dos homens, necessitamos que até as coisas mais nobres e grandes entrem pelos sentidos?

A Igreja canta - disse alguém - porque falar não seria bastante para a sua oração. - Tu, cristão - e cristão escolhido -, deves aprender a cantar liturgicamente.

O único jeito é romper a cantar!, dizia uma alma enamorada, depois de ver as maravilhas que o Senhor operava por seu ministério.

- E eu te repito o conselho: Canta! Que transborde em harmonias o teu agradecido entusiasmo pelo teu Deus.

Ser “católico” é amar a Pátria, sem a ninguém deixar que nos exceda nesse amor, e, ao mesmo tempo, ter por meus os ideais nobres de todos os países. Quantas glórias da França são glórias minhas! E igualmente muitos motivos de orgulho de alemães, de italianos, de ingleses…, de americanos e asiáticos e africanos, são também orgulho meu.

- Católico!… Coração grande, espírito aberto.

Se não tens suma veneração pelo estado sacerdotal e pelo religioso, não é verdade que amas a Igreja de Deus.

Aquela mulher que, em casa de Simão o leproso, em Betânia, unge com rico perfume a cabeça do Mestre, recorda-nos o dever de sermos magnânimos no culto de Deus.

- Todo o luxo, majestade e beleza me parecem pouco.

- E contra os que atacam a riqueza dos vasos sagrados, paramentos e retábulos, ouve-se o louvor de Jesus: "Opus enim bonum operata est in me" - uma boa obra foi a que ela fez comigo.

Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura
Este capítulo em outro idioma