Obediência

Nos trabalhos de apostolado, não há desobediência pequena.

Tempera a tua vontade, viriliza a tua vontade; que seja, com a graça de Deus, como um esporão de aço.

- Só tendo uma vontade forte, saberás não tê-la para obedecer.

Por essa demora, por essa passividade, por essa tua resistência em obedecer, como se ressente o apostolado e como se alegra o inimigo!

Obedecei, como nas mãos do artista obedece um instrumento - que não se detém a considerar por que faz isto ou aquilo -, certos de que nunca vos mandarão coisa que não seja boa e para toda a glória de Deus.

O inimigo: - Vais obedecer… até nesse pormenor “ridículo”? - Tu, com a graça de Deus: - Vou obedecer… até nesse pormenor “heróico”.

Iniciativas. - Toma-as, no teu apostolado, dentro dos limites do mandato que te outorgarem.

- Se saem desses limites ou tens dúvidas, consulta o superior, sem comunicares a ninguém os teus pensamentos.

- Nunca te esqueças de que és apenas um executor.

Se a obediência não te dá paz, é que és soberbo.

Que pena se quem manda não te dá exemplo!… - Mas porventura lhe obedeces pelas suas condições pessoais?… Ou será que, para tua comodidade, traduzes o "obedite praepositis vestris" - obedecei aos vossos superiores - de São Paulo, com uma interpolação tua que venha a significar… sempre que o superior tenha virtudes ao meu gosto?

Que bem entendeste a obediência quando me escrevias: “Obedecer sempre é ser mártir sem morrer”!

Mandam-te fazer uma coisa que julgas estéril e difícil. - Faze-a. - E verás que é fácil e fecunda.

Hierarquia. - Cada peça no seu lugar. - Que ficaria de um quadro de Velázquez se cada cor saísse do seu lugar, se cada fio da tela se soltasse, se cada pedaço de madeira do bastidor se separasse dos outros?

A tua obediência não merece esse nome se não estás decidido a jogar por terra o teu trabalho pessoal mais florescente, quando quem de direito assim o dispuser.

Não é verdade, Senhor, que Te dava grande consolação a “sutileza” daquele homenzarrão com alma de criança que, ao sentir o desconcerto que produz obedecer em coisas desagradáveis e em si repugnantes, Te dizia baixinho: “Jesus, que eu faça boa cara”?

A tua obediência deve ser muda. Essa língua!

Agora que te custa obedecer, lembra-te do teu Senhor, "factus obediens usque ad mortem, mortem autem crucis" - obediente até à morte, e morte de cruz!

Que poder o da obediência! - O lago de Genesaré negava os seus peixes às redes de Pedro. Toda uma noite em vão.

- Agora, obediente, tornou a lançar a rede à água e pescaram "piscium multitudinem copiosam" - uma grande quantidade de peixes.

- Acredita: o milagre repete-se todos os dias.

Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura
Este capítulo em outro idioma