Proselitismo

Não desejaríeis gritar à juventude que fervilha à vossa volta: - Loucos!, largai essas coisas mundanas que amesquinham o coração… e muitas vezes o aviltam…, largai isso e vinde conosco atrás do Amor?

Falta-te “vibração”. - Essa é a causa de que arrastes tão poucos. - É como se não estivesses muito persuadido do que ganhas ao deixar por Cristo essas coisas da terra.

Compara: cem por um e a vida eterna! - Parece-te pequeno o “negócio”?

"Duc in altum" - Mar adentro! - Repele o pessimismo que te faz covarde. "Et laxate retia vestra in capturam" - e lança as redes para pescar.

Não vês que podes dizer, como Pedro: "In nomine tuo, laxabo rete" - Jesus, em teu nome procurarei almas?

Proselitismo*. - É o sinal certo do zelo verdadeiro.

* O termo “proselitismo” deriva de “prosélito”, palavra que na Bíblia designa as pessoas procedentes de outros povos, que se preparavam para acolher a fé judaica. A Igreja assumiu esse termo analogicamente: já são Justino (séc. II), por exemplo, falava de “fazer prosélitos” quando se referia à missão apostólica dos cristãos dirigida ao mundo inteiro (cf. Mc 16,15). Muitos autores espirituais – entre eles, são Josemaria – têm empregado a palavra “proselitismo” nesse sentido, como sinônimo de apostolado ou evangelização: uma tarefa apostólica que, entre outras coisas, se caracteriza por um profundo respeito pela liberdade, em contraste com o sentido negativo que este vocábulo adquiriu nos últimos anos do século XX. Seguindo essa tradição, são Josemaria utiliza aqui a palavra “proselitismo” no sentido da proposta ou convite com que os cristãos desejam compartilhar com seus companheiros e amigos a chamada de Jesus Cristo, e abrem diante deles o horizonte de seu Amor (cf. Caminho, nn. 790, 796).

Semear. - Saiu o semeador… - Semeia a mãos cheias, alma de apóstolo. - O vento da graça arrastará a tua semente, se o sulco onde caiu não for digno… Semeia, e fica certo de que a semente vingará e dará o seu fruto.

Com o bom exemplo semeia-se boa semente; e a caridade obriga todos a semear.

Pequeno amor é o teu se não sentes zelo pela salvação de todas as almas. - Pobre amor é o teu se não tens ânsias de pegar a tua loucura a outros apóstolos.

Sabes que o teu caminho não é claro. - E que não o é porque, não seguindo Jesus de perto, ficas nas trevas. - Que esperas para decidir-te?

Razões?… Que razões daria o pobre Inácio ao sábio Xavier?

O que a ti te maravilha, a mim parece-me razoável. - Por que foi Deus procurar-te no exercício da tua profissão?

Assim procurou os primeiros: Pedro, André, João e Tiago, junto às redes; Mateus, sentado à mesa dos impostos…

E - admira-te! - Paulo, na sua ânsia de acabar com a semente dos cristãos.

A messe é grande e poucos os operários. - "Rogate ergo!" - Rogai, pois, ao Senhor da messe que envie operários ao seu campo.

A oração é o meio mais eficaz de proselitismo.

Ainda ressoa no mundo aquele clamor divino: “Vim trazer fogo à terra, e que quero senão que arda?” - E bem vês: quase tudo está apagado…

Não te animas a propagar o incêndio?

Quererias atrair ao teu apostolado aquele homem sábio, aquele outro poderoso, e aquele cheio de prudência e virtudes.

Pede por eles, oferece sacrifícios e prepara-os com o teu exemplo e com a tua palavra. - Não vêm! - Não percas a paz; é que não fazem falta.

Julgas que não havia contemporâneos de Pedro, sábios, e poderosos, e prudentes, e virtuosos, fora do apostolado dos primeiros doze?

Disseram-me que tens “graça”, “jeito”, para atrair almas ao teu caminho.

Agradece a Deus esse dom: ser instrumento para procurar instrumentos!

Ajuda-me a clamar: - Jesus, almas!… Almas de apóstolo! São para Ti, para a tua glória.

Verás como acaba por escutar-nos.

Escuta: aí… não haverá um… ou dois, que nos entendam bem?

Diz, a… esse, que preciso de cinqüenta homens que amem a Jesus Cristo sobre todas as coisas.

Dizes, desse teu amigo, que freqüenta os Sacramentos, que é de vida limpa e bom estudante, mas que não “entrosa”; se lhe falas de sacrifício e apostolado, fica triste e vai-se embora.

Não te preocupes. - Não é um fracasso do teu zelo; é, à letra, a cena que narra o Evangelista: “Se queres ser perfeito, vai e vende tudo o que tens e dá-o aos pobres” (sacrifício)… “e vem depois e segue-me” (apostolado).

O adolescente "abiit tristis" - também se retirou entristecido; não quis corresponder à graça.

“Uma boa notícia: mais um doido…, para o manicômio”. - E tudo é alvoroço na carta do “pescador”.

Que Deus encha de eficácia as tuas redes!

Proselitismo. - Quem é que não tem fome de perpetuar o seu apostolado?

Essas ânsias de proselitismo, que te roem as entranhas, são sinal certo da tua entrega.

Lembras-te? - Fazíamos tu e eu a nossa oração, quando caía a tarde. Perto, ouvia-se o rumor da água. - E, na quietude da cidade castelhana, ouvíamos também vozes diferentes que falavam em cem línguas, gritando-nos angustiosamente que ainda não conhecem Cristo.

Beijaste o Crucifixo, sem te recatares, e Lhe pediste que te fizesse apóstolo de apóstolos.

Compreendo que ames tanto a tua Pátria e os teus, e que, apesar desses vínculos, aguardes com impaciência o momento de cruzar terras e mares - ir longe! - porque te consome o afã de messe.

Este capítulo em outro idioma