Pessimismo

Com a graça de Deus, tens de acometer e realizar o impossível…, porque o possível o faz qualquer um.

Rejeita o teu pessimismo e não consintas pessimistas a teu lado.

- É preciso servir a Deus com alegria e descontração.

Afasta de ti essa prudência humana que te faz tão precavido - perdoa-me! -, tão covarde.

- Não sejamos pessoas de bitola estreita, homens ou mulheres menores de idade, de vistas curtas, sem horizonte sobrenatural…! Por acaso trabalhamos para nós? Não! Pois então, digamos sem medo: - Jesus da minha alma, nós trabalhamos para Ti, e Tu… vais negar-nos os meios materiais? Bem sabes como somos ruins; não obstante, eu não me comportaria assim com um criado que me servisse…

Por isso esperamos, estamos certos de que nos darás o necessário para servir-Te.

Ato de fé: contra Ele, nada se pode! Nem contra os seus!

- Não o esqueças.

Não desanimes. Para a frente!, para a frente com uma teimosia que é santa e que se chama, no terreno espiritual, perseverança.

Meu Deus: sempre acodes às necessidades verdadeiras.

Não pioraste. - É que agora tens mais luzes para te conheceres: evita até o menor assomo de desânimo!

No caminho da santificação pessoal, podemos às vezes ter a impressão de que, em vez de avançar, retrocedemos; de que, em vez de melhorar, pioramos.

Enquanto houver luta interior, esse pensamento pessimista será apenas uma falsa impressão, um engano, que convém repelir.

- Persevera tranquilo: se lutas com tenacidade, progrides no teu caminho e te santificas.

Aridez interior não é tibieza. No homem tíbio, a água da graça não impregna, resvala… Pelo contrário, há terras de sertão aparentemente áridas que, com poucas gotas de chuva, se cumulam no seu devido tempo de flores e de saborosos frutos.

Por isso - quando nos convenceremos? -, como é importante a docilidade às chamadas divinas de cada instante! Porque Deus nos espera precisamente aí!

Deves ter esperteza santa: não esperes que o Senhor te envie contrariedades; adianta-te tu, mediante a expiação voluntária. - E então não as acolherás com resignação - que é palavra velha -, mas com Amor: palavra eternamente jovem.

Hoje, pela primeira vez, tiveste a sensação de que tudo se tornava mais simples, de que tudo se “descomplicava” para ti: viste finalmente eliminados problemas que te preocupavam. E compreendeste que estariam mais e melhor resolvidos quanto mais te abandonasses nos braços de teu Pai-Deus.

Que estás esperando para te comportares sempre - este há de ser o motivo do teu viver! - como um filho de Deus?

Dirige-te à Virgem Maria - Mãe, Filha, Esposa de Deus, Mãe nossa -, e pede-lhe que te obtenha da Trindade Santíssima mais graças: a graça da fé, da esperança, do amor, da contrição, para que, quando na vida parecer que sopra um vento forte, seco, capaz de estiolar essas flores da alma, não estiole as tuas…, nem as dos teus irmãos.

Enche-te de fé, de segurança! - Assim o diz o Senhor por boca de Jeremias: "Orabitis me, et ego exaudiam vos" - sempre que recorrerdes a Mim - sempre que fizerdes oração! -, Eu vos escutarei.

Tudo refiro a Ti, meu Deus. Sem Ti - que és meu Pai -, que seria de mim?

Deixa que te dê um conselho de alma experimentada: a tua oração - a tua vida há de ser orar sempre - deve ter a confiança da “oração de uma criança”.

Apresentam a Jesus um enfermo, e Ele olha-o. - Deves contemplar bem a cena e meditar as suas palavras: "Confide, fili" - tem confiança, filho.

Isso é o que te diz o Senhor, quando sentes o peso dos erros: fé! A fé, em primeiro lugar; depois, deixar-se guiar como o paralítico: obediência interior e submissa!

Filho, pelas tuas próprias forças, não podes nada no terreno sobrenatural. Mas, sendo instrumento de Deus, poderás tudo: "Omnia possum in eo qui me confortat!" - posso tudo nAquele que me conforta!, pois Ele quer, pela sua bondade, utilizar instrumentos ineptos, como tu e como eu.

Sempre que fizeres oração, esforça-te por ter a fé dos enfermos do Evangelho. Deves ter a certeza de que Jesus te escuta.

Minha Mãe! As mães da terra olham com maior predileção para o filho mais fraco, para o mais doente, para o mais curto de cabeça, para o pobre aleijado…

- Senhora! Eu sei que tu és mais Mãe que todas as mães juntas… - E como eu sou teu filho… E como sou fraco, e doente… e aleijado… e feio…

Falta-nos fé. No dia em que vivermos esta virtude - confiando em Deus e na sua Mãe -, seremos valentes e leais. Deus, que é o Deus de sempre, fará milagres por nossas mãos.

- Dá-me, ó Jesus, essa fé, que de verdade desejo! Minha Mãe e Senhora minha, Maria Santíssima, faz que eu creia!

Uma firme resolução: abandonar-me em Jesus Cristo, com todas as minhas misérias. E o que Ele quiser, em cada instante, "fiat!" - seja!

Nunca desanimes, porque o Senhor está sempre disposto a dar-te a graça necessária para essa nova conversão de que precisas, para essa ascensão no terreno sobrenatural.

Deus seja louvado!, dizias de ti para ti depois de terminares a tua Confissão sacramental. E pensavas: é como se tivesse voltado a nascer.

Depois, prosseguiste com serenidade: "Domine, quid me vis facere?" - Senhor, que queres que eu faça?

- E tu mesmo te deste a resposta: - Com a tua graça, por cima de tudo e de todos, cumprirei a tua Santíssima Vontade: Serviam! - eu te servirei sem condições!

Narra o Evangelista que os Magos, "videntes stellam" - ao verem de novo a estrela -, ficaram cheios de uma grande alegria.

- Alegram-se, filho, com esse júbilo imenso, porque fizeram o que deviam; e alegram-se porque têm a certeza de que chegarão até o Rei, que nunca abandona aqueles que O procuram.

Quando amares de verdade a Vontade de Deus, não deixarás de ver, mesmo nos momentos de maior trepidação, que o nosso Pai do Céu está sempre perto, muito perto, a teu lado, com o seu Amor eterno, com o seu carinho infinito.

Se porventura o panorama da tua vida interior, da tua alma, está obscurecido, deixa-te conduzir pela mão, como faz um cego.

- O Senhor, com o passar do tempo, premia esta humilhação de rendermos a cabeça, dando-nos claridade.

Ter medo de alguma coisa ou de alguém, mas especialmente de quem dirige a nossa alma, é impróprio de um filho de Deus.

Não te comove ouvir uma palavra de carinho dirigida à tua mãe?

- Pois bem, com o Senhor acontece o mesmo. Não podemos separar Jesus de sua Mãe.

Em momentos de esgotamento, de fastio, recorre confiadamente ao Senhor, dizendo-Lhe, como aquele amigo nosso: “Jesus, vê lá o que fazes…; antes de começar a luta, já estou cansado”.

- Ele te dará a sua força.

Se não existem dificuldades, as tarefas não têm graça humana… nem sobrenatural. - Se, ao pregares um prego na parede, não encontras resistência, o que é que poderás pendurar ali?

Parece mentira que um homem como tu - que, segundo dizes, te sabes nada - se atreva a levantar obstáculos à graça de Deus.

Isso é o que fazes com a tua falsa humildade, com a tua “objetividade”, com o teu pessimismo.

Senhor, dá-me graça para largar tudo o que se refira à minha pessoa. Eu não devo ter outras preocupações exceto a tua Glória…, numa palavra, o teu Amor. - Tudo por Amor!

“Ouvindo isso - que o Rei tinha vindo à terra -, Herodes perturbou-se, e com ele toda Jerusalém”.

É a vida cotidiana! A mesma coisa acontece agora: ante a grandeza de Deus, que se manifesta de mil modos, não faltam pessoas - até mesmo constituídas em autoridade - que se perturbam. Porque… não amam totalmente a Deus; porque não são pessoas que de verdade desejem encontrá-Lo; porque não querem seguir as suas inspirações, e se convertem em obstáculo no caminho divino.

- Fica de sobreaviso, continua trabalhando, não te preocupes, procura o Senhor, reza…, e Ele triunfará.

Não estás só. - Nem tu nem eu podemos encontrar-nos sós. E menos ainda se vamos a Jesus por Maria, pois é uma Mãe que nunca nos abandonará.

Quando te parecer que o Senhor te abandona, não te entristeças; procura-O com mais empenho! Ele, o Amor, não te deixa só. - Convence-te de que é por Amor que te “deixa só”, para que vejas com clareza na tua vida o que é dEle e o que é teu.

Dizias-me: “Vejo-me, não somente incapaz de andar para a frente no caminho, mas incapaz de salvar-me - pobre da minha alma! - sem um milagre da graça. Estou frio e - o que é pior - como que indiferente: exatamente como se fosse um espectador do “meu caso”, que não se importasse nada com o que contempla. Serão estéreis estes dias?

“E, no entanto, a minha Mãe é minha Mãe, e Jesus é - atrevo-me? - o meu Jesus! E há almas santas, agora mesmo, pedindo por mim”.

- Continua a andar pela mão da tua Mãe - repliquei-te -, e “atreve-te” a dizer a Jesus que é teu. Pela sua bondade, Ele porá luzes claras na tua alma.

Dá-me, Jesus, uma Cruz sem cireneus. Digo mal: a tua graça, a tua ajuda far-me-á falta, como para tudo o mais; sê Tu o meu Cireneu. Contigo, meu Deus, não há prova que me assuste…

- Mas, e se a Cruz fosse o tédio, a tristeza? - Eu te digo, Senhor, que, Contigo, estaria alegremente triste.

Se eu não Te perco, Senhor, para mim não haverá pena que seja pena.

Jesus não nega a ninguém a sua palavra, e é uma palavra que sara, que consola, que ilumina.

- Para que tu e eu nos lembremos disso sempre, também quando nos encontremos fatigados pelo peso do trabalho ou da contradição.

Não esperes o aplauso dos outros pelo teu trabalho.

- Mais ainda! Não esperes sequer, às vezes, que te compreendam outras pessoas e instituições que também trabalham por Cristo.

- Procura somente a glória de Deus e, amando a todos, não te preocupes se alguns não te entendem.

Se há montanhas, obstáculos, incompreensões, enredos, que satanás quer e o Senhor permite, precisas ter fé, fé com obras, fé com sacrifício, fé com humildade.

Ante a aparente esterilidade do apostolado, assaltam-te as vanguardas de uma onda de desalento, que a tua fé repele com firmeza… - Mas percebes que necessitas de mais fé, humilde, viva e operativa.

Tu, que desejas a saúde das almas, grita como o pai daquele rapaz enfermo, possuído pelo diabo: "Domine, adiuva incredulitatem meam!" - Senhor, ajuda a minha incredulidade!

Não duvides: repetir-se-á o milagre.

Que bonita oração - para que a repitas com freqüência - a daquele amigo que rezava assim por um sacerdote encarcerado por ódio à religião: “Meu Deus, consola-o, porque sofre perseguição por Ti. Quantos não sofrem, porque te servem!”.

- Que alegria dá a Comunhão dos Santos!

Essas medidas, que alguns governos tomam para garantir a morte da fé em seus países, recordam os selos do Sinédrio no Sepulcro de Jesus.

- Ele, que não estava sujeito a nada nem a ninguém, apesar desses entraves, ressuscitou!

A solução é amar. O Apóstolo São João escreve umas palavras que me tocam muito: "Qui autem timet, non est perfectus in caritate". Eu o traduzo assim, quase ao pé da letra: quem tem medo não sabe amar.

- Portanto tu, que tens amor e sabes amar, não podes ter medo de nada! - Para a frente!

Deus está contigo. Na tua alma em graça habita a Santíssima Trindade.

- Por isso, tu, apesar das tuas misérias, podes e deves estar em contínuo diálogo com o Senhor.

Tens de orar sempre, sempre.

- Tens de sentir a necessidade de recorrer a Deus, depois de cada êxito e de cada fracasso na vida interior.

Que a tua oração seja sempre um sincero e real ato de adoração a Deus.

Ao trazer-te à Igreja, o Senhor pôs na tua alma um selo indelével, por meio do Batismo: és filho de Deus. - Não o esqueças.

Dá muitas graças a Jesus, porque por Ele, com Ele e nEle, tu podes chamar-te filho de Deus.

Se nos sentimos filhos prediletos do nosso Pai dos Céus - que é o que somos! -, como não havemos de estar alegres sempre? - Pensa bem nisto.

Quando dava a Sagrada Comunhão, aquele sacerdote sentia ímpetos de gritar: aí te entrego a Felicidade!

Agiganta a tua fé na Sagrada Eucaristia. - Pasma-te diante dessa realidade inefável! Temos Deus conosco, podemos recebê-Lo diariamente e, se quisermos, falamos intimamente com Ele, como se fala com o amigo, como se fala com o irmão, como se fala com o pai, como se fala com o Amor.

Como é formosa a nossa vocação de cristãos - de filhos de Deus! -, que nos traz na terra a alegria e a paz que o mundo não pode dar!

Dá-me, Senhor, o amor com que queres que eu te ame.

Naquela manhã - para venceres a sombra de pessimismo que te assaltava -, voltaste a insistir com o teu Anjo da Guarda, como fazes diariamente…, mas te “meteste” mais com ele. Dirigiste-lhe elogios e disseste-lhe que te ensinasse a amar Jesus, pelo menos, pelo menos, como ele O ama… E ficaste tranqüilo.

Pede à tua Mãe, Maria, a São José, ao teu Anjo da Guarda…, pede-lhes que falem com o Senhor, dizendo-Lhe aquilo que, pela tua rudeza, não sabes expressar.

Enche-te de segurança: nós temos por Mãe a Mãe de Deus, a Santíssima Virgem Maria, Rainha do Céu e do Mundo.

Jesus nasceu numa gruta de Belém, diz a Escritura, “porque não havia lugar para eles na estalagem”.

- Não me afasto da verdade teológica, se te digo que Jesus continua ainda procurando pousada em teu coração.

O Senhor está na Cruz, dizendo: - Eu padeço para que os meus irmãos os homens sejam felizes, não só no Céu, mas também - na medida do possível - na terra, se acatarem a Santíssima Vontade de meu Pai celestial.

É verdade que tu não contribuis com nada, que na tua alma é Deus quem faz tudo.

- Mas que não seja assim, do ponto de vista da tua correspondência.

Exercita-te na virtude da esperança, perseverando - por Deus, e ainda que te custe - no teu trabalho bem acabado, persuadido de que o teu esforço não é inútil diante do Senhor.

Quando na tua luta diária, composta geralmente de muitos poucos, há desejos e realidades de agradar a Deus a todo o instante, asseguro-te: nada se perde!

Pensa, porque de fato é assim: que bom é o Senhor, que me procurou, que me fez conhecer este caminho santo para ser eficaz, para amar as criaturas todas e dar-lhes a paz e a alegria!

- Este pensamento deve concretizar-se depois em propósitos.

Sabes que não te faltará a graça de Deus, porque Ele te escolheu desde a eternidade. E se te tratou assim, conceder-te-á todos os auxílios, para que Lhe sejas fiel, como filho seu.

- Caminha, pois, com segurança e com uma correspondência atual.

Peço à Mãe de Deus que nos saiba, que nos queira sorrir…, e Ela nos sorrirá.

E, além disso, premiará na terra a nossa generosidade com mil por um: mil por um, é o que lhe peço!

Tens de praticar uma caridade alegre, doce e rija, humana e sobrenatural; caridade afetuosa, que saiba acolher a todos com um sincero sorriso habitual; que saiba compreender as idéias e os sentimentos dos outros.

- Assim, suavemente e fortemente, sem cederes na conduta pessoal nem na doutrina, a caridade de Cristo - bem vivida - dar-te-á o espírito de conquista: terás cada dia mais fome de trabalho pelas almas.

Filho, dizia-te com segurança: para pegarmos a nossa “loucura” a outros apóstolos, não se me ocultam os “obstáculos” que encontraremos. Alguns poderão parecer insuperáveis…, mas "inter medium montium pertransibunt aquae" - as águas passarão através das montanhas: o espírito sobrenatural e o ímpeto do nosso zelo furarão os montes, e superaremos esses obstáculos.

“Meu Deus, meu Deus! Todos me são igualmente queridos, por Ti, em Ti e Contigo; e agora, todos estão dispersos”, queixavas-te, ao te veres de novo sozinho e sem meios humanos.

- Mas imediatamente o Senhor pôs na tua alma a certeza de que Ele resolveria a situação. E disseste-Lhe: - Tu a arrumarás!

- Efetivamente, o Senhor arrumou tudo antes, mais e melhor do que tu esperavas.

É justo que o Pai e o Filho e o Espírito Santo coroem a Virgem Santíssima como Rainha e Senhora de toda a criação.

- Aproveita-te desse poder e, com atrevimento filial, une-te a essa festa do Céu. - Eu corôo a Mãe de Deus e minha Mãe com as minhas misérias purificadas, porque não tenho pedras preciosas nem virtudes.

- Anima-te!

Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura
Este capítulo em outro idioma