40

Na Espanha, o Opus Dei preza-se de reunir pessoas de todas as classes sociais. É válida esta afirmação para o resto do mundo ou deve-se admitir que nos outros países os sócios do Opus Dei procedem de ambientes mais ilustrados, como seriam os estados-maiores da Indústria, da Administração, da Política e das Profissões liberais?

De fato, na Espanha como em todo o mundo, pertencem ao Opus Dei pessoas de todas as condições sociais: homens e mulheres, velhos e jovens, trabalhadores , industriais, empregados, camponeses, pessoas que exercem profissões liberais, etc. A vocação é Deus quem dá; e para Deus, não há distinção de pessoas.

Mas o Opus Dei não se preza de coisa alguma: as obras apostólicas não devem o seu crescimento às forças humanas, mas ao sopro do Espírito Santo. Numa associação com uma finalidade terrena, é lógico que se publiquem estatísticas ostentosas sobre número, condição e qualidade dos sócios, e assim costumam fazê-lo de fato as organizações que buscam um prestígio temporal; mas esse modo de agir, quando se procura a santificação das almas, favorece a soberba coletiva: e Cristo quer a humildade de cada cristão e dos cristãos como um todo.

Este ponto em outro idioma