63

Como é que está organizado o Opus Dei?

Se a vocação para a Obra, conforme acabo de dizer, encontra o homem ou a mulher em sua vida normal, em meio de seu trabalho, logo compreenderá que o Opus Dei não se edifica sobre comitês, assembléias, encontros, etc. Certa vez, perante o assombro de alguém, cheguei a dizer que o Opus Dei, neste sentido, é uma organização desorganizada. A maioria dos sócios — a quase totalidade — vivem por sua conta, no lugar onde viveriam se não fossem do Opus Dei: em sua casa, com sua família, no lugar onde desenvolvem seu trabalho.

Precisamente nesse lugar onde está, cada sócio da Obra cumpre o fim do Opus Dei: procurando ser santo, fazendo de sua vida um apostolado diário, corrente, pequeno se se prefere, mas perseverante e divinamente eficaz. Isto é o que importa: e para alimentar esta vida de santidade e de apostolado, cada um recebe do Opus Dei a ajuda espiritual necessária, o conselho, a orientação. Mas apenas no terreno estritamente espiritual. No resto — em seu trabalho, em suas relações sociais, etc. — cada qual atua como deseja, sem esquecer que não é um terreno neutro, mas sim matéria santificante, santificável e meio de apostolado.

Assim, todos vivem a sua própria vida, com as conseqüentes relações e obrigações, e dirigem-se à Obra para receberem ajuda espiritual. Isto exige uma certa estrutura, mas sempre muito reduzida: cuida-se por todos os meios de que seja a estritamente indispensável. Organiza-se uma formação doutrinal religiosa — que dura a vida inteira —, e que conduz a uma piedade ativa, sincera e autêntica, e um ardor que traz consigo necessariamente a oração contínua do contemplativo e a ação apostólica pessoal e responsável, isenta de fanatismos de qualquer espécie.

Todos os sócios sabem, além disso, onde podem encontrar um sacerdote da Obra, para tratarem com ele das questões de consciência. Alguns — muito poucos em comparação com o total, para dirigirem uma atividade apostólica ou para atenderem espiritualmente os outros, vivem juntos, constituindo um lar normal de família cristã, e continuam trabalhando simultaneamente em sua respectiva profissão.

Existe em cada país um governo regional, sempre de caráter colegial, presidido por um Diretor; e um governo central — constituído por profissionais de nacionalidades muito diversas —, com sede em Roma. O Opus Dei estrutura-se em duas Secções, uma para homens e outra para mulheres, que são absolutamente independentes, constituindo mesmo duas associações diferentes, unidas apenas na pessoa do Presidente Geral.

Espero que tenha ficado claro o que quer dizer organização desorganizada: que se dá primazia ao espírito sobre a organização, que a vida dos sócios não se espartilha com lemas, planos e reuniões. Cada um está solto, unido aos outros por um comum espírito e um comum desejo de santidade e de apostolado; e procurando santificar a sua própria vida diária.

Este ponto em outro idioma