78

Quais são, em sua opinião, as funções que competem às associações ou sindicatos de estudantes? Como devem encarar-se as suas relações com as autoridades acadêmicas?

Está pedindo um juízo sobre uma questão muito ampla. Não vou, por isso, descer a pormenores; só algumas idéias gerais. Penso que as associações de estudantes devem intervir nas tarefas especificamente universitárias. Deve haver representantes — eleitos livremente por seus companheiros — que se relacionem com as autoridades acadêmicas, conscientes de que têm de trabalhar em uníssono, numa tarefa comum; eis aqui outra boa oportunidade de realizar uma verdadeira obra de serviço.

É necessário um estatuto que estabeleça as regras a seguir para que esta tarefa se realize com eficácia , com justiça e de forma racional. Os assuntos devem ser bem trabalhados, bem pensados; se as soluções que se propõem forem bem estudadas, nascidas do desejo de construir e não da ânsia de criar conflitos, passarão a gozar de uma autoridade interna que faz com que se imponham por si sós.

Para tudo isto é preciso que os representantes das associações tenham uma formação séria: que amem em primeiro lugar a liberdade dos outros e a sua própria liberdade, com a sua conseqüente responsabilidade; que não desejem o brilho pessoal nem se atribuam faculdades que não têm, mas procurem o bem da Universidade, que é o bem dos seus companheiros de estudo. E que os eleitores escolham seus representantes por essas qualidades e não por razões alheias à eficácia da sua Alma Mater: só assim a Universidade será o lugar de paz, remanso de serena e nobre inquietação, que facilita o estudo e a formação de todos.

Este ponto em outro idioma