85

Em Maio, numa reunião que teve com os estudantes da Universidade de Navarra, prometeu um livro sobre temas estudantis e universitários. Poderia dizer-nos se demorará muito a aparecer?

Permitam a um velho de mais de sessenta anos esta pequena vaidade: confio em que o livro sairá e poderá ser útil a professores e alunos. Pelo menos porei nele todo o carinho que tenho pela Universidade, um carinho que nunca perdi desde que nela pus os pés pela primeira vez… há tantos anos!

Talvez demore ainda um pouco a aparecer, mas chegará. Prometi, em outra ocasião, aos estudantes de Navarra, uma imagem da Santíssima Virgem para colocar no meio do campus, donde abençoasse o amor limpo, são, da juventude. A estátua demorou um pouco a chegar, mas chegou por fim: Santa Maria, Mãe do Amor Formoso, abençoada expressamente pelo Santo Padre para vocês.

Acerca do livro, devo dizer que não esperem que agrade a todos. Exporei nele as minhas opiniões, confiando em que serão respeitadas pelos que pensem o contrário, como eu respeito todas as opiniões diferentes da minha, como respeito aqueles que têm um coração grande e generoso, ainda que não compartilhem comigo a fé de Cristo. Vou contar-lhes uma coisa que me sucedeu muitas vezes, a última delas aqui, em Pamplona. Aproximou-se de mim um estudante que queria cumprimentar-me.

— “Monsenhor, eu não sou cristão” — disse-me — “sou maometano”. — “És filho de Deus como eu” — respondi. E abracei-o com toda a minha alma.

Referências da Sagrada Escritura
Este ponto em outro idioma