Mistérios Gloriosos

Ao cair da tarde de Sábado, Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago, e Salomé compraram perfumes para irem embalsamar o corpo morto de Jesus. - No outro dia, de manhã cedo, chegam ao sepulcro, nascido já o sol (Mc 16, 1-2). E entrando, ficam consternadas, porque não encontram o corpo do Senhor. - Um jovem, coberto de vestes brancas, diz-lhes: - Não temais; sei que procurais Jesus Nazareno. Non est hic, surrexit enim sicut dixit - não está aqui porque ressuscitou, como tinha anunciado (Mt 28, 5).

Ressuscitou! - Jesus ressuscitou. Não está no sepulcro. A Vida pôde mais do que a morte.

Apareceu a sua Mãe Santíssima. - Apareceu a Maria de Magdala, que está louca de amor. - E a Pedro e aos demais Apóstolos. - E a ti e a mim, que somos seus discípulos e mais loucos que Madalena. Que coisas Lhe dissemos!

Que nunca morramos pelo pecado; que seja eterna a nossa ressurreição espiritual. - E, antes de terminar a dezena, beijaste as chagas dos seus pés…, e eu, mais atrevido - por ser mais criança -, pus os meus lábios no seu lado aberto.

Mestre ensina agora os seus discípulos: abriu-lhes a inteligência, para que compreendam as

Escrituras, e toma-os por testemunhas da sua vida e dos seus milagres, da sua paixão e morte, e da glória da sua ressurreição (Lc 24, 45.48).

Depois, leva-os a caminho de Betânia, ergue as mãos e abençoa-os. - E, entretanto, vai-se afastando deles e eleva-se no céu (Lc 24, 50), até que uma nuvem O ocultou (At 1, 9).

Jesus foi para o Pai. - Dois Anjos de brancas vestes se aproximam de nós e nos dizem: - Homens da Galiléia, que fazeis olhando para o céu? (At 1, 11).

Pedro e os restantes voltam para Jerusalém - cum gaudio magno - com grande alegria (Lc 24, 52). - É justo que a Santa Humanidade de Cristo receba a homenagem, a aclamação e a adoração de todas as hierarquias dos Anjos e de todas as legiões dos bem-aventurados da Glória.

Mas tu e eu nos sentimos órfãos; estamos tristes, e vamos consolar-nos com Maria.

O Senhor tinha dito: - Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Paráclito, outro Consolador, para que permaneça convosco eternamente (Jo 14, 16).

Reunidos os discípulos todos juntos num mesmo lugar, de repente sobreveio do céu um ruído como que de vento impetuoso, que invadiu toda a casa onde se encontravam. - Ao mesmo tempo, umas línguas de fogo se repartiram e pousaram sobre cada um deles (At 2, 1-3).

Cheios do Espírito Santo, os Apóstolos estavam como bêbados (At 2, 13).

E Pedro, rodeado pelos outros onze, levantou a voz e falou. - Ouvimo-lo pessoas de cem países. - Cada um o escuta na sua língua. - Tu e eu na nossa. - Fala-nos de Cristo Jesus e do Espírito Santo e do Pai.

Não o apedrejam nem o metem na cadeia; convertem-se e são batizados três mil dos que o ouviram.

Tu e eu, depois de ajudarmos os Apóstolos a administrar os batismos, louvamos a Deus Pai, por seu Filho Jesus, e nos sentimos também ébrios do Espírito Santo.

Assumpta est Maria in coelum: gaudent angeli! - Maria foi levada por Deus, em corpo e alma, para o céu. E os Anjos se alegram!

Assim canta a Igreja. - E assim, com esse clamor de regozijo, começamos nós a contemplação nesta dezena do Santo Rosário.

Adormeceu a Mãe de Deus. - Em volta do seu leito encontram-se os doze Apóstolos. - Matias substituiu Judas.

E nós, por graça que todos respeitam, estamos a seu lado também.

Mas Jesus quer ter a sua Mãe, em corpo e alma, na Glória. - E a Corte celestial mobiliza todo o seu esplendor para homenagear a Senhora. - Tu e eu - crianças, afinal - pegamos a cauda do esplêndido manto azul da Virgem, e assim podemos contemplar aquela maravilha.

A Trindade Beatíssima recebe e cumula de honras a Filha, Mãe e Esposa de Deus… - E é tanta a majestade da Senhora, que os Anjos perguntam: - Quem é esta?

És toda formosa, e não há mancha em ti. - És horto cerrado, minha irmã, Esposa, horto cerrado, fonte selada. - Veni coronaberis. - Vem, serás coroada (Cant 4, 7, 12.8).

Se tu e eu tivéssemos tido poder, tê-la-íamos feito também Rainha e Senhora de toda a criação.

Um grande sinal apareceu no céu: uma mulher com uma coroa de doze estrelas sobre a cabeça. - O vestido, de sol. - A lua a seus pés (Ap 12, 1). Maria, Virgem sem mancha, reparou a queda de Eva; e esmagou com seu pé imaculado a cabeça do dragão infernal. Filha de Deus, Mãe de Deus, Esposa de Deus.

O Pai, o Filho e o Espírito Santo coroam-na como Imperatriz que é do Universo.

E rendem-lhe preito de vassalagem os Anjos…, e os patriarcas e os profetas e os Apóstolos…, e os mártires e os confessores e as virgens e todos os santos…, e todos os pecadores, e tu e eu.

Este capítulo em outro idioma