Oração

Conscientes dos nossos deveres, como podemos passar um dia inteiro sem nos lembrarmos de que temos alma? Da meditação diária deve nascer a retificação constante, para não sairmos do caminho.

Se se abandona a oração, primeiro vive-se das reservas espirituais…, e depois, da trapaça.

Meditação. - Tempo certo e a hora certa. - Senão, acabará adaptando-se à nossa comodidade: isso é falta de mortificação. E a oração sem mortificação é pouco eficaz.

Falta-te vida interior: porque não levas à oração as preocupações dos teus e o proselitismo; porque não te esforças por ver claro, por tirar propósitos concretos e por cumpri-los; porque não tens sentido sobrenatural no estudo, no trabalho, nas tuas conversas, no convívio com os outros… - Como andas em matéria de presença de Deus, conseqüência e manifestação da tua oração?

Não?… Porque não tiveste tempo?… - Tens tempo. Além disso, como é que serão as tuas obras, se não as meditaste na presença do Senhor, para bem orientá-las? Sem essa conversa com Deus, como é que acabarás com perfeição o trabalho de cada jornada?… - Olha, é como se alegasses que te falta tempo para estudar, porque estás muito ocupado em dar uma aulas… Sem estudo, não se pode dar uma boa aula. A oração está antes de qualquer coisa. Se o entendes assim e não o pões em prática, não me digas que te falta tempo: muito simplesmente, não queres fazê-la!

Oração, mais oração! - pace uma incongruência agora, em época de provas, de mais trabalho… Precisas dela: e não só da habitual, como prática de piedade; oração também durante os tempos mortos; oração entre ocupação e ocupação, em vez de deixares correr o pensamento entre bobagens. Não faz mal se - apesar do teu empenho - não consegues concentrar-te e recolher-te. Pode valer mais esta meditação do que aquela outra que fizeste, com toda a comodidade, no oratório.

Um costume eficaz para conseguir presença de Deus” em cada dia, a primeira audiência, com Jesus Cristo.

A oração não é prerrogativa de frades: é incumbência de cristãos, de homens e mulheres do mundo, que se sabem filhos de Deus.

Sem dúvida, deves seguir o teu caminho: homem de ação… com vocação de contemplativo.

Católico, sem oração?… É como um soldado sem armas.

Agradece ao Senhor o enorme bem que te outorgou ao fazer-te compreender que “uma só coisa é necessária”. - E, justamente com a gratidão, que não falte todos os dias a tua súplica pelos que ainda não O conhecem ou não O entenderam.

Quando procuravam “pescar-te”, perguntavas a ti mesmo onde é que conseguiam aquela força e aquele fogo que tudo abrasa. - Agora, que fazes oração, percebeste que essa é a fonte que ressuma em torno dos verdadeiros filhos de Deus.

Desprezas a meditação… Não será que tens medo, que procuras o anonimato, que não te atreves a falar com Cristo cara a cara? - Bem vês que há muitos modos de “desprezar” este meio, ainda que se afirme que se pratica.

Oração: é a hora das intimidades santas e das resoluções firmes.

Como era bem pensada a súplica daquela alma que dizia: - Senhor, não me abandones; não reparas que há “outra pessoa” que me puxa pelos pés?!

Voltará o Senhor a acender-me a alma?… - Afirmavam-te que sim a tua cabeça e a força profunda de um desejo longínquo, que talvez seja esperança… - Pelo contrário, o coração e a vontade - excesso de um, falta da outra - tingem tudo de uma melancolia paralisante e hirta, como um esgar, como uma troça amarga. Escuta a promessa do Espírito Santo: “Dentro de brevíssimo tempo, virá Aquele que há de vir e não tardará. Entretanto, o meu justo viverá de fé”.

A verdadeira oração, aquela que absorve o indivíduo por completo, é favorecida não tanto pela solidão do deserto como pelo recolhimento interior.

Fizemos a oração da tarde no meio do campo, já perto do anoitecer. Devíamos ter um aspecto um tanto pitoresco, para um espectador que, não soubesse do que se tratava: sentados no chão, num silêncio apenas interrompido pela leitura de uns pontos de meditação. Essa oração em pleno campo, “pressionando com força” o Senhor por todos os que vinham conosco, pela Igreja, pelas almas, foi grata ao Céu e fecunda: qualquer lugar é apto para esse encontro com Deus.

Gosto de que, na oração, tenhas essa tendência de percorrer muitos quilômetros: contemplas terras diferentes daquelas que pisas; diante dos teus olhos, passa gente de outras raças; ouves línguas diversas… É como um eco daquele mandamento de Jesus: "Euntes docete omnes gentes" - ide e ensinai a todos os povos. Para chegares longe, sempre mais longe, mete esse fogo de amor nos que te rodeiam; e os teus sonhos e desejos se converterão em realidade: antes, mais e melhor!

A oração transcorrerá, uma vezes, de modo discursivo; outras, talvez poucas, cheia de fervor; e, talvez muitas, seca, seca, seca… Mas o que importa é que tu, com a ajuda de Deus, não desanimes. Pensa na sentinela que está de guarda: não sabe se o Rei ou Chefe de Estado se encontra no Palácio; não está informado do que este faz e, na maioria dos casos, essa personagem não sabe quem lhe monta a guarda. - Nada disto acontece com o nosso Deus: Ele vive onde tu vives; ocupa-se de ti; conhece-te e conhece os teus pensamentos mais íntimos… Não abandones a guarda da oração!

Olha que conjunto de razões sem razão te apresenta o inimigo, para que abandones a oração: “Falta-me tempo” - quando o estás perdendo continuamente -; “isto não é para mim”, “eu tenho o coração seco”… A oração não é problema de falar ou de sentir, mas de amar. E ama-se quando se faz o esforço de tentar dizer alguma coisa ao Senhor, ainda que não se diga nada.

“Um minuto de reza intensa; isto basta”. - Dizia isso um que nunca rezava. - Compreenderia um apaixonado que bastasse contemplar intensamente durante um minuto a pessoa amada?

Este ideal de combater - e vencer - as batalhas de Cristo somente se tornará realidade pela oração e pelo sacrifício, pela Fé e pelo Amor. - Pois então… vamos orar, e crer, e sofrer, e Amar!

A mortificação é a ponte levadiça, que nos permite a entrada no castelo da oração.

Não desfaleças: por mais indigna que seja a pessoa, por mais imperfeita que venha a ser a sua oração, se esta se eleva com humildade e perseverança, Deus a escuta sempre.

“Senhor, eu não mereço que me escutes, porque sou mau” - rezava uma alma penitente. E acrescenta: “Agora… escuta-me "quoniam bonus" - porque Tu és bom”.

O Senhor, depois de enviar os seus discípulos a pregar, reúne-os na volta e convida-os a ir com Ele a um lugar solitário para descansar… Que coisa não lhes perguntaria e contaria Jesus! Pois bem…, o Evangelho continua a ser atual.

Entendo-te perfeitamente quando me escreves a respeito do teu apostolado: “Vou fazer três horas de oração com a Física. Será um bombardeio para que `caia' outra posição, que se acha do outro lado da mesa da biblioteca…, e que o senhor já conheceu quando esteve aqui”. Lembro-me da tua alegria, enquanto me ouvias dizer que entre a oração e o trabalho não deve haver solução de continuidade.

Comunhão dos Santos: bem a experimentou aquele jovem engenheiro, quando afirmava: “Padre, em tal dia, a tal hora, o senhor estava rezando por mim”. Esta é e será a primeira ajuda fundamental que temos de prestar às almas: a oração.

Habitua-te a rezar orações vocais, pela manhã, ao vestir-te, como as crianças. - E terás mais presença de Deus depois, ao longo da jornada.

Para que os empregam como arma a inteligência e o estudo, o terço é eficacíssimo. Porque, ao implorarem assim a Nossa Senhora, essa aparente monotonia de crianças com sua Mãe vai destruindo neles todo o germe de vanglória e de orgulho.

“Virgem Imaculada, bem sei que sou um pobre miserável, que não faço mais do que aumentar todos os dias o número dos meus pecados…” Disseste-me o outro dia que falavas assim com a Nossa Mãe. E aconselhei-te, com plena segurança, que rezasses o terço: bendita monotonia de ave-marias, que purifica a monotonia dos teus pecados!

Uma triste forma de não rezar o terço: deixá-lo para o fim do dia. Quando se deixa para o momento de deitar-se, recita-se pelo menos de má maneira e sem meditar os mistérios. Assim, dificilmente se evita a rotina, que afoga a verdadeira piedade, a única piedade.

Não se pronuncia o terço somente com os lábios, mastigando uma após outra as ave-marias. Assim mussitam as beatas e os beatos. - Para um cristão, a oração vocal há de enraizar-se no coração de modo que, durante a recitação do terço, a mente possa adentrar-se na contemplação de cada um dos mistérios.

Sempre adias o terço para depois, e acabas por omiti-lo por causa do sono. - Se não dispõe de outros momentos, reza-o pela rua e sem que ninguém o note. Isso te ajudará também a ter presença de Deus.

“Reze por mim”, pedi-lhe como faço sempre. E respondeu-me espantado: “Mas está-lhe acontecendo alguma coisa?” Tive de esclarecer-lhe que a todos nos acontece ou ocorre alguma coisa em qualquer instante; e acrescentei-lhe que, quando falta a oração, “passam-se e pesam mais coisas”.

Renova durante o dia os teus atos de contrição: olha que se ofende a Jesus sem parar e, infelizmente, não O desagradam a esse mesmo ritmo. Por isso venho repetindo desde sempre: os atos de contrição, quantos mais melhor! Serve-me tu de eco, com a tua vida e com os teus conselhos.

Como enamora a cena da Anunciação! Maria - quantas vezes temos meditado nisso! - está recolhida em oração…, aplica os seus cinco sentidos e todas as suas potências na conversa com Deus. Na oração conhece a Vontade divina; e com a oração converte-a em vida da sua vida. Não esqueças o exemplo de Nossa Senhora!

Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura
Este capítulo em outro idioma