Hipocrisia

Aos que a cultivam, a hipocrisia faz levar sempre uma vida de mortificação amarga e rancorosa.

Diante de propostas como a de Herodes - “Ide e informai-vos pontualmente do que há sobre esse menino e, tendo-o achado, avisai-me para que eu também vá adorá-lo” -, peçamos ao Espírito Santo a sua ajuda, para que nos guarde das “proteções ou das boas promessas” de aparentes bem-intencionados. - Não nos faltará a luz do Paráclito se, como os Magos, procurarmos a verdade e falarmos com sinceridade.

Então há quem se incomode porque dizes as coisas claramente? - Talvez estejam procedendo com a consciência turva, e precisem encobri-la desse modo. - Persevera na tua conduta, para ajudá-los a reagir.

Enquanto interpretas com má fé as intenções alheias, não terás o direito de exigir compreensão para ti mesmo.

Falas continuamente de que é preciso corrigir, de que é preciso reformar. Muito bem…: reforma-te tu! - que boa falta te faz -, e já terás começado a reforma. - Enquanto não o fizeres, não darei crédito às tuas proclamações de renovação.

Há alguns tão farisaicos que… se escandalizam quando vêem que outras pessoas repetem exatamente o mesmo que antes escutaram dos seus lábios.

És tão intrometido, que parece que não te ocupa outra missão que a de bisbilhotar na vida do próximo. E quando, por fim, tropeças-te com um homem digno, de vontade enérgica, que te deu um “basta”, lamentas-te publicamente como se tivesse ofendido. - Até aí chega o teu impudor e a tua consciência deformada…, e a de muitos.

Numa só jogada, pretendes apropriar-te da “honradez” da opinião verdadeira e das “vantagens” ignóbeis da opinião oposta… - Isso, em qualquer língua, chama-se duplicidade.

Que bondade a daqueles!!… - Estão dispostos a “desculpar” o que só merece louvor.

Velho ardil, o do perseguidor que se diz perseguido… - O povo denunciou-o há muito tempo em claro adágio: atirar a pedra e sair gemendo.

Será verdade que - infelizmente - são numerosos os que faltam à justiça com as suas calúnias e, depois, invocam a caridade e a honradez, para que a sua vítima não possa defender-se?

Triste ecumenismo esse que anda na boca de católicos que maltratam outros católicos!

Que errônea visão da objetividade! Focalizam as pessoas ou as iniciativas com as lentes deformadas dos seus próprios defeitos e, com ácida desvergonha, criticam ou se permitem vender conselhos. - Propósito concreto: ao corrigir ou aconselhar, falar na presença de Deus, aplicando essas mesmas palavras à nossa conduta.

Não recorras nunca ao método - sempre deplorável - de organizar agressões caluniosas contra ninguém… Muito menos em nome de motivos moralizantes, que nunca justificam uma ação imoral.

Não há isenção nem intenção reta nos teus conselhos, se te incomoda, ou consideras uma prova de desconfiança, que sejam ouvidas também outras pessoas de comprovada formação e reta doutrina. - Se é certo que, como asseguras, te interessa o bem das almas ou a afirmação da verdade, porque te ofendes?

Maria nem a José comunica o mistério que Deus operou nEla. - para que nos habituemos a não ser levianos, a dar rumo devido às nossas alegrias e às nossas tristezas: sem procurar que nos exaltem ou que se compadeçam de nós. "Deo omnis gloria!" - tudo para Deus!

Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura
Este capítulo em outro idioma