Personalidade

O Senhor necessita de almas fortes e audazes, que não pactuem com a mediocridade e penetrem com passo firme em todos os ambientes.

Sereno e equilibrado de caráter, vontade inflexível, fé profunda e piedade ardente: características imprescindíveis de um filho de Deus.

O Senhor pode tirar das próprias pedras filhos de Abraão… Mas temos de procurar que a pedra não seja quebradiça. De um rochedo sólido, ainda que seja informe. pode lavrar-se mais facilmente um silhar esplêndido.

O apóstolo não deve nivelar-se pela rasoura de uma criatura medíocre. Deus o chama para que atue como portador de humanidade e transmissor de uma novidade eterna. - Por isso, o apóstolo precisa ser uma alma longamente, pacientemente, heroicamente formada.

Cada dia descubro coisas novas em mim, dizes… E respondo-te: agora começas a conhecer-te. Quando se ama deveras…, sempre se encontram detalhes para amar ainda mais.

Seria lamentável que alguém concluísse, ao ver atuar os católicos na vida social, que se mexem com acanhamento e capitis-diminuídos. Não se pode esquecer que o nosso Mestre era - é! - "perfectus Homo" - perfeito Homem.

Se o Senhor te deu uma boa qualidade - ou uma habilidade -, não é apenas para que nela te deleites, ou para que te pavoneies, mas para que a desenvolvas com caridade a serviço do próximo. - E quando encontrarás melhor ocasião de servir do que agora, ao conviveres com tantas almas que compartilham o teu mesmo ideal?

Ante a pressão e o impacto de um mundo materializado, hedonista, sem fé…, como é possível exigir e justificar a liberdade de não pensar como “eles”, de não agir como “eles?… - Um filho de Deus não tem necessidade de pedir essa liberdade, porque Cristo já no-la ganhou de uma vez para sempre; mas deve defendê-la e demonstrá-la em qualquer ambiente. Só assim é que “eles” entenderão que a nossa liberdade não está aferrolhada pelo ambiente.

Teus parentes, teus colegas, teus amigos vão notando a mudança, e reparam que não é uma transição momentânea, que já não és o mesmo. - Não te preocupes, continua em frente! Cumpre-se o "vivit vero in me Christus" - agora é Cristo quem vive em ti.

Deves estimar os que sabem dizer-te “não”. E, além disso, pedir-lhes que te esclareçam as razões da sua negativa, para aprenderes…, ou para corrigires.

Antes eras pessimista, indeciso e apático. Agora estás totalmente transformado: sentes-te audaz, otimista, seguro de ti mesmo…, porque afinal te decidiste a buscar o teu apoio somente em Deus.

Triste situação a de uma pessoa com magníficas virtudes humanas, e com carência absoluta de sentido sobrenatural: porque facilmente aplicará aquelas virtudes apenas aos seus fins particulares. - Medita nisto.

Para ti, que desejas formar-te num mentalidade católica, universal, transcrevo algumas características: - amplidão de horizontes e um aprofundamento enérgico no que é permanentemente vivo na ortodoxia católica; - empenho reto e sadio - nunca frivolidade - em renovar as doutrinas típicas do pensamento tradicional, na filosofia e na interpretação da história…; - uma cuidadosa atenção às orientações da ciência e do pensamento contemporâneos; - e uma atitude positiva e aberta ante a transformação atual das estruturas sociais e das formas de vida.

Tens que aprender a dissentir dos outros - quando for preciso - com caridade, sem te tornares antipático.

Com graça de Deus e boa formação, podes fazer-te entender no ambiente dos mais simples… - Eles dificilmente te seguirão se te faltar “dom de línguas”: capacidade e esforço para chegar às suas inteligências.

Cortesia sempre, com todos. Mas especialmente com os que se apresentam como adversários - tu não tenhas inimigos -, quando procuras tirá-los do seu erro.

Não é verdade que te causou compaixão o menino mimado? - Pois então… não te trates tão bem a ti mesmo! Não compreendes que vais tornar-te molezinho? - Além disso, não sabes que as flores de melhor aroma são as silvestres, as que estão expostas à intempérie e à seca?

Esse vai longe, dizem, e assusta a sua futura responsabilidade. - Ninguém lhe conhece uma atividade desinteressada, nem uma frase oportuna, nem um escrito fecundo. - É homem de vida negativa. - Dá sempre a impressão de estar submerso em profundas congeminações, embora se saiba que nunca cultivou idéias em que pensar. - Tem no rosto e nas maneiras a sisudez do mulo, e isso lhe dá fama de prudente… - Esse vai muito longe!, mas - pergunto-me - que poderá ensinar aos outros, como e em que os servirá, se não o ajudamos a mudar?

O pedante interpreta como ignorância a simplicidade e a humildade do douto.

Não sejas desses que, quando recebem uma ordem, logo pensam na maneira de modificá-la… - Dir-se-ia que têm demasiada “personalidade”! E desunem ou desbaratam.

A experiência, o saber tanto do mundo, o ler nas entrelinhas, a perspicácia excessiva, o espírito crítico… Tudo isso que, nas tuas relações e negócios, te levou demasiado longe, ao ponto de tornar-te um pouco cínico; todo esse “excessivo realismo” - que é falta de espírito sobrenatural - invadiu até mesmo a tua vida interior. - Por não seres simples, passaste a ser às vezes frio e cruel.

No fundo és um bom rapaz, porém julgas-te Maquiavel. - Lembra-te de que no Céu se entra sendo um homem honrado e bom, não um intriguistinha maçante.

É admirável esse teu bom humor… Mas levar tudo, tudo… na brincadeira - reconhece! - significa passar dos limites. - A realidade é bem outra: como te falta vontade para tomares as tuas coisas a sério, autojustificas-te gozando dos outros, que são melhores do que tu.

Não nego que sejas esperto. Mas o arrebatamento desordenado leva-te a agir como um tolo.

Essa desigualdade do teu caráter! - Tens as teclas estragadas: dás muito bem as notas altas e baixas…, mas não soam as do meio, as da vida corrente, aquelas que habitualmente os outros escutam.

Para que aprendas. - Numa ocasião memorável, fiz notar àquele nobre varão, douto e enérgico, como arriscava - ia perder - um alto posto no seu mundo, por estar defendendo uma causa santa que os “bons” impugnavam. Com voz cheia de gravidade humana e sobrenatural, que desprezava as honras da terra, respondeu-me: “Arrisco a alma”.

O diamante lapida-se com o diamante…; e as almas, com as almas.

“Um grande sinal apareceu no Céu: uma mulher com uma coroa de doze estrelas sobre a cabeça; vestida de sol; a lua a seus pés”. - Para que tu e eu, e todos, tenhamos a certeza de que nada aperfeiçoa tanto a personalidade como a correspondência à graça. - Procura imitar a Santíssima Virgem, e serás homem - ou mulher - de uma só peça.

Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura
Este capítulo em outro idioma