XIII Estação: Jesus é despregado da Cruz e entregue à sua Mãe

Submersa em dor, Maria está junto à cruz. E João, com Ela. Mas faz-se tarde, e os judeus instam em que tirem o Senhor dali.

Depois de ter obtido de Pilatos a autorização que a lei romana exige para sepultar os condenados, chega ao Calvário um senador chamado José, homem virtuoso e justo, oriundo de Arimatéia, que não tinha concordado com a decisão dos outros nem com seus atos, antes era dos que esperavam o reino de Deus (Lc 23, 50-51). Acompanha-o Nicodemos — o mesmo que em outra ocasião fora de noite ter com Jesus — , trazendo cerca de cem libras de uma mistura de mirra e aloés (Jo 19, 39).

Não eram conhecidos publicamente como discípulos do Mestre; não tinham presenciado os grandes milagres nem O tinham acompanhado na sua entrada triunfal em Jerusalém. Agora que o momento é mau e os outros fugiram, não têm medo de expor-se pelo seu Senhor.

Tomam ambos o corpo de Jesus e o deixam nos braços de sua Santíssima Mãe. Renova-se a dor de Maria.

— Para onde foi o teu Amado, ó mais bela das mulheres? Para onde foi aquele a quem amavas? e nós o buscaremos contigo (Cant 5, 17).

A Virgem Santíssima é nossa Mãe, e não queremos nem podemos deixá-La só.


1. Veio salvar o mundo, e os seus O negaram diante de Pilatos.

Ensinou-nos o caminho do bem, e O arrastaram pelo caminho do Calvário.

Deu exemplo em tudo, e preferem um ladrão homicida.

Nasceu para perdoar, e — sem motivo — O condenam ao suplício.

Chegou por sendas de paz, e declaram-Lhe a guerra.

Era a Luz, e entregam-nO ao poder das trevas.

Trazia Amor, e pagam-Lhe com ódio.

Fez-se servo para nos libertar do pecado, e O pregam na Cruz.

Tomou carne para nos dar a Vida, e nós O recompensamos com a morte.

2. Não entendo o teu conceito de cristão.

Achas que é justo que o Senhor tenha morrido crucificado e tu te conformes com "ir levando"? Por acaso, esse "ir levando" é o caminho áspero e estreito de que falava Jesus?

3. Não admitas o desalento no teu apostolado. Não fracassaste, como Jesus também não fracassou na Cruz. Ânimo!… Continua contra a corrente, protegido pelo Coração Materno e Puríssimo da Senhora: Sancta Maria, refugium nostrum et virtus! Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza.

Tranqüilo. Sereno… Deus tem muito poucos amigos na terra. Não desejes sair deste mundo. Não te esquives ao peso dos dias, ainda que às vezes se nos tornem muito longos.

4. Se queres ser fiel, sê muito mariano.

A nossa Mãe — desde a embaixada do anjo até à sua agonia ao pé da Cruz — não teve outro coração nem outra vida que não a de Jesus.

Recorre a Maria com terna devoção de filho, e Ela te alcançará essa lealdade e abnegação que desejas.

5. "Não valho nada, não posso nada, não tenho nada, não sou nada…"

Mas Tu subiste à Cruz para que possa apropriar-me dos teus méritos infinitos. E aí recebo também os merecimentos da Mãe de Deus — são meus porque sou seu filho — e os de São José. E faço minhas as virtudes dos santos e de tantas almas que se entregaram a Deus…

Depois, lanço um olhar à minha vida e digo: Ai, meu Deus, isto é uma noite cheia de escuridão! Só de vez em quando brilham uns pontos luminosos, pela tua grande misericórdia e pela minha pouca correspondência… Eu Te ofereço tudo isto, Senhor; não tenho outra coisa.

Este capítulo em outro idioma