Lista de pontos

Há 12 pontos em "Caminho", cuja matéria seja Conhecimento próprio .

Não digas: “Eu sou assim…, são coisas do meu caráter”. São coisas da tua falta de caráter. Sê homem - “esto vir”.

Obstinas-te em ser mundano, frívolo e estouvado porque és covarde. Que é, senão covardia, esse não quereres enfrentar-te a ti próprio?

És curioso e bisbilhoteiro, xereta e intrometido. Não tens vergonha de ser, até nos defeitos, tão pouco masculino? - Sê homem. E esses desejos de saber da vida dos outros, troca-os por desejos e realidades de conhecimento próprio.

Convém que conheças esta doutrina segura: o espírito próprio é mau conselheiro, mau piloto, para dirigir a alma nas borrascas e tempestades, por entre os escolhos da vida interior.

Por isso, é Vontade de Deus que a direção da nau esteja entregue a um Mestre, para que, com a sua luz e conhecimento, nos conduza a porto seguro.

Tu - pensas - tens muita personalidade: os teus estudos (teus trabalhos de pesquisa, tuas publicações), a tua posição social (teus antepassados), as tuas atuações políticas (os cargos que ocupas), o teu patrimônio…, a tua idade - não és mais uma criança!…

Precisamente por tudo isso necessitas, mais do que outros, de um Diretor para a tua alma.

Por que esse receio de te veres a ti mesmo e te deixares ver pelo teu Diretor tal como na realidade és?

Terás ganho uma grande batalha se perderes o medo de te dares a conhecer.

Agradece, como um favor muito especial, esse santo aborrecimento que sentes de ti mesmo.

Teu maior inimigo és tu mesmo.

Distrair-te. - Precisas distrair-te…, abrindo muito os olhos, para que entrem bem as imagens das coisas, ou fechando-os quase, por exigências da tua miopia…

Fecha-os de todo! Tem vida interior, e verás, com cor e relevo inesperados, as maravilhas de um mundo melhor, de um mundo novo: e terás intimidade com Deus…, e conhecerás a tua miséria…, e te endeusarás…, com um endeusamento que, aproximando-te de teu Pai, te fará mais irmão dos teus irmãos, os homens.

Lança para longe de ti essa desesperança que te produz o conhecimento da tua miséria. - É verdade: por teu prestígio econômico, és um zero…, por teu prestígio social, outro zero…, e outro por tuas virtudes, e outro por teu talento…

Mas, à esquerda dessas negações está Cristo… E que cifra incomensurável não resulta!

Quanto mais me exaltarem, meu Jesus, humilha-me mais em meu coração, fazendo-me saber o que tenho sido e o que serei, se Tu me abandonares.

Não esqueças que és… a lata do lixo. - Por isso, se porventura o Jardineiro divino lança mão de ti, e te esfrega e te limpa… e te enche de magníficas flores…, nem o aroma nem a cor que embelezam a tua fealdade devem envaidecer-te.

- Humilha-te; não sabes que és o caixote do lixo?

Referências da Sagrada Escritura