Lista de pontos

Há 8 pontos em "Caminho", cuja matéria seja Evangelho.

É duro ler nos Santos Evangelhos a pergunta de Pilatos: “Quem quereis que vos solte? Barrabás ou Jesus, que se chama Cristo?” - É mais penoso ouvir a resposta: “Barrabás!”

E mais terrível ainda verificar que - muitas vezes! -, ao afastar-me do caminho, tenho dito também: “Barrabás!” E tenho acrescentado: “Cristo?… "Crucifige eum!" - Crucifica-o!”

Não preciso de milagres; bastam-me os que há na Escritura. - Pelo contrário, faz-me falta o teu cumprimento do dever, a tua correspondência à graça.

"Sine me nihil potestis facere!"* Nova luz, ou melhor, resplendores novos, para os meus olhos, dessa Luz Eterna que é o Santo Evangelho.

- Podem surpreender-me as “minhas”… tolices?

- Meta eu Jesus em todas as minhas coisas. E, então, não haverá tolices na minha conduta. E, para falar com propriedade, não direi mais as minhas coisas, mas “as nossas coisas”.

(*) “Sem mim nada podeis fazer” (N. do T.).

Mas… e os meios? - São os mesmos de Pedro e Paulo, de Domingos e Francisco, de Inácio e Xavier: o Crucifixo e o Evangelho…

- Será que te parecem pequenos?

Não sou “milagreiro”. - Já te disse que me sobram milagres no Santo Evangelho para firmar fortemente a minha fé. - Mas dão-me pena esses cristãos - até piedosos, “apostólicos”! - que sorriem quando ouvem falar de caminhos extraordinários, de fatos sobrenaturais. Sinto desejos de lhes dizer: - Sim, agora também há milagres; nós mesmos os faríamos se tivéssemos fé!

Deus é o mesmo de sempre. - O que falta são homens de fé; e renovar-se-ão os prodígios que lemos na Santa Escritura.

- "Ecce non est abbreviata manus Domini". - O braço de Deus, o seu poder, não encolheu!

Dizes, desse teu amigo, que freqüenta os Sacramentos, que é de vida limpa e bom estudante, mas que não “entrosa”; se lhe falas de sacrifício e apostolado, fica triste e vai-se embora.

Não te preocupes. - Não é um fracasso do teu zelo; é, à letra, a cena que narra o Evangelista: “Se queres ser perfeito, vai e vende tudo o que tens e dá-o aos pobres” (sacrifício)… “e vem depois e segue-me” (apostolado).

O adolescente "abiit tristis" - também se retirou entristecido; não quis corresponder à graça.

Tu és sal, alma de apóstolo. - "Bonum est sal" - o sal é bom, lê-se no Santo Evangelho; "si autem sal evanuerit" - mas se o sal se desvirtua…, de nada serve, nem para a terra, nem para o esterco; joga-se fora como inútil.

Tu és sal, alma de apóstolo. - Mas se te desvirtuas…

Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura