Lista de pontos

Há 10 pontos em "Caminho", cuja matéria seja Governo.

Não repreendas quando sentes a indignação pela falta cometida. - Espera pelo dia seguinte, ou mais tempo ainda. - E depois, tranqüilo e com a intenção purificada, não deixes de repreender.

- Conseguirás mais com uma palavra afetuosa do que com três horas de briga. - Modera o teu gênio.

A tua própria inexperiência te leva a essa presunção, a essa vaidade, a isso que tu julgas que te dá um ar de importância.

- Corrige-te, por favor. Néscio e tudo, podes chegar a ocupar cargos de direção (mais de um caso se tem visto), e, se não te persuades da tua falta de dotes, te negarás a escutar os que têm dom de conselho. - E dá medo pensar no mal que fará o teu desgoverno.

Quando fervilham, liderando manifestações exteriores de religiosidade, pessoas profissionalmente mal conceituadas, com certeza sentis vontade de lhes dizer ao ouvido: - Por favor, tenham a bondade de ser menos católicos!

Se ocupas um posto oficial, tens também uns direitos, que nascem do exercício desse cargo, e uns deveres.

- Desvias-te do teu caminho de apóstolo se, por ocasião - ou com o pretexto - de uma obra de apostolado, deixas de cumprir os deveres do cargo. Porque perderás o prestígio profissional, que é precisamente o teu “anzol de pescador de homens”.

Se te vêem fraquejar… e és autoridade, não é de estranhar que se quebrante a obediência.

Que pena se quem manda não te dá exemplo!… - Mas porventura lhe obedeces pelas suas condições pessoais?… Ou será que, para tua comodidade, traduzes o "obedite praepositis vestris" - obedecei aos vossos superiores - de São Paulo, com uma interpolação tua que venha a significar… sempre que o superior tenha virtudes ao meu gosto?

Aspirar a ter cargos nas obras de apostolado é coisa inútil nesta vida, e para a outra Vida é um perigo.

Se Deus o quiser, hão de chamar-te. - E então deves aceitar. - Mas não esqueças que em todos os lugares podes e deves santificar-te, porque para isso vieste.

Se pensas que, ao trabalhar por Cristo, os cargos são algo mais do que cargas, quantas amarguras te esperam!

Estar à frente de uma obra de apostolado é o mesmo que estar disposto a sofrer tudo de todos, com infinita caridade.

Não façais “igrejinhas” dentro do vosso trabalho. - Seria tornar mesquinhos os trabalhos de apostolado, porque, se a “igrejinha” chega - por fim! - ao governo de uma obra universal…, com que rapidez se transforma a obra universal em igrejinha!

Referências da Sagrada Escritura