Lista de pontos

Há 7 pontos em "Caminho", cuja matéria seja Indecisão.

Examina-te: devagar, com valentia. - Não é verdade que o teu mau humor e a tua tristeza inexplicáveis (inexplicáveis, aparentemente) procedem da tua falta de decisão em cortar os laços, sutis mas “concretos”, que te armou - arteiramente, com paliativos - a tua concupiscência?

A tua experiência pessoal - esse desabrimento, essa inquietação, essa amargura - faz-te sentir a verdade daquelas palavras de Jesus: “Ninguém pode servir a dois senhores!”

Dizes que sim, que queres. - Está bem.

- Mas… queres como um avaro quer o seu ouro, como uma mãe quer ao seu filho, como um ambicioso quer as honras, ou como um pobre sensual quer o seu prazer?

- Não? Então não queres.

Sabes que o teu caminho não é claro. - E que não o é porque, não seguindo Jesus de perto, ficas nas trevas. - Que esperas para decidir-te?

Por que não te entregas a Deus de uma vez…, de verdade…, agora!?

Isso - o teu ideal, a tua vocação - é… uma loucura. - E os outros - os teus amigos, os teus irmãos -, uns loucos…

Não tens ouvido, por vezes, esse grito bem dentro de ti? - Responde, com decisão, que agradeces a Deus a honra de pertencer ao “manicômio”.

Inabalável. Assim tens de ser. - Se fazem vacilar a tua perseverança as misérias alheias ou as próprias, formo um triste conceito do teu ideal.

Decide-te de uma vez para sempre.

Referências da Sagrada Escritura