Lista de pontos

Há 12 pontos em "Caminho", cuja matéria seja Intransigência santa .

Estes são os saborosos frutos da alma mortificada: compreensão e transigência para as misérias alheias; intransigência para as próprias.

A caridade de Jesus Cristo há de levar-te a muitas concessões… nobilíssimas. - E a caridade de Jesus Cristo há de levar-te a muitas intransigências…, nobilíssimas também.

O plano de santidade que o Senhor nos pede é determinado por estes três pontos:

- A santa intransigência, a santa coação e a santa desvergonha.

* São Josemaria serve-se aqui três vezes de um recurso literário, o chamado oxímoro (figura que consiste em unir palavras contraditórias), para explicar de modo expressivo que a procura da santidade não é incompatível com a energia.

Com a expressão “santa coação” anima o leitor a encarar, dentro do absoluto respeito pela liberdade pessoal dos outros, a sua própria responsabilidade apostólica em relação aos que estão à sua volta, fazendo eco ao Evangelho: “Sai pelas estradas (…) e obriga as pessoas a entrar” (Lc 14, 23). Com as palavras “santa intransigência” incentiva a defender a própria fé com energia e mansidão, como uma questão de coerência cristã. E com os termos “santa desvergonha” convida a não se preocupar excessivamente com o fato de que outros percebam as suas limitações, e a não ocultar a condição de cristão quando o ambiente social é hostil à fé.

Portanto, nas três expressões o adjetivo “santa” modifica o significado do substantivo que qualifica, e é fundamental para entender a intenção de São Josemaria. De resto, a leitura do conjunto de Caminho deixa bem claro que a virtude mais importante – a que torna “santas” a coação, a intransigência e a desvergonha – é a caridade (cf. Caminho, nn. 369 e 463).

Um homem, um… cavalheiro transigente, tornaria a condenar Jesus à morte.

A transigência é sinal certo de não se possuir a verdade. - Quando um homem transige em coisas de ideal, de honra ou de Fé, esse homem é um homem… sem ideal, sem honra e sem Fé.

Aquele homem de Deus, curtido na luta, argumentava assim: - Não transijo? Mas é claro! Porque estou persuadido da verdade do meu ideal. Pelo contrário, você é muito transigente… Parece-lhe que dois e dois sejam três e meio? - Não?… Nem por amizade cede em tão pouca coisa?

- É que pela primeira vez se persuadiu de ter a verdade… e passou-se para o meu partido!

A santa intransigência não é destempero.

Sê intransigente na doutrina e na conduta. - Mas suave na forma. - Maça poderosa de aço, almofadada.

- Sê intransigente, mas não sejas cabeçudo.

A intransigência não é intransigência sem mais nada: é “a santa intransigência”.

Não nos esqueçamos de que também há uma “santa coação”.

Se, para salvar uma vida terrena, com o aplauso de todos, empregamos a força para evitar que um homem se suicide…, não havemos de poder empregar a mesma coação - a santa coação - para salvar a Vida (com maiúscula) de muitos que se obstinam em suicidar idiotamente a sua alma?

Quantos crimes se cometem em nome da justiça! - Se tu vendesses armas de fogo, e alguém te pagasse o preço de uma delas para matar com essa arma a tua mãe, tu a venderias?… Mas será que não te dava o seu justo preço?…

- Professor, jornalista, político, diplomata: meditai.

Não confundamos os direitos do cargo com os da pessoa. - Àqueles não se pode renunciar.