Lista de pontos

Há 5 pontos em "Caminho", cuja matéria seja Esmola.

Escreves-me: - “Regra geral, os homens são pouco generosos com o seu dinheiro. Conversas, entusiasmos ruidosos, promessas, planos. À hora do sacrifício, são poucos os que "metem ombros". E, se dão, há de ser com uma diversão de permeio - baile, bingo, cinema, coquetel - ou com anúncio e lista de donativos na imprensa”.

- O quadro é triste, mas tem exceções. Sê tu também dos que não deixam que a mão esquerda saiba o que faz a direita, quando dão esmola.

Livros. - Estendi a mão, como um pobrezinho de Cristo, e pedi livros. Livros!, que são alimento para a inteligência católica, apostólica e romana de muitos jovens universitários.

- Estendi a mão, como um pobrezinho de Cristo…, e sofri cada decepção!

- Por que será que não entendem, Jesus, a profunda caridade cristã dessa esmola, mais eficaz do que dar pão de bom trigo?

És excessivamente cândido. - Dizes que são poucos os que praticam a caridade! - Porque ter caridade não é dar roupa velha ou uns trocados…

- E me contas o teu caso e a tua desilusão.

- Só me ocorre isto: vamos tu e eu dar e dar-nos sem tacanhice. E evitaremos que os que convivem conosco adquiram a tua triste experiência.

"Divitiae, si affluant, nolite cor apponere" - Se vierem às tuas mãos as riquezas, não queiras pôr nelas o teu coração. - Anima-te a empregá-las generosamente. E, se for preciso, heroicamente.

- Sê pobre em espírito!

Quantos recursos santos não tem a pobreza! - Lembras-te? Tu lhe deste, em horas de apuro econômico para aquele seu empreendimento apostólico, até o último centavo de que dispunhas.

- E ele, Sacerdote de Deus, te disse: “Eu te darei também tudo o que tenho”. - Tu, de joelhos. - E… “a bênção de Deus Onipotente, Pai, Filho e Espírito Santo, desça sobre ti e permaneça para sempre”, ouviu-se.

- Ainda te dura a persuasão de que foste bem pago.

Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura