Lista de pontos

Há 24 pontos em "Caminho", cuja matéria seja Vida sobrenatural .

As pessoas, geralmente, têm uma visão plana, pegada à terra, de duas dimensões. - Quando a tua vida for sobrenatural, obterás de Deus a terceira dimensão: a altura. E, com ela, o relevo, o peso e o volume.

Se perdes o sentido sobrenatural da tua vida, a tua caridade será filantropia; a tua pureza, decência; a tua mortificação, bobice; as tuas disciplinas, látego; e todas as tuas obras, estéreis.

O silêncio é como que o porteiro da vida interior.

Paradoxo: é mais acessível ser santo do que sábio, mas é mais fácil ser sábio do que santo.

Distrair-te. - Precisas distrair-te…, abrindo muito os olhos, para que entrem bem as imagens das coisas, ou fechando-os quase, por exigências da tua miopia…

Fecha-os de todo! Tem vida interior, e verás, com cor e relevo inesperados, as maravilhas de um mundo melhor, de um mundo novo: e terás intimidade com Deus…, e conhecerás a tua miséria…, e te endeusarás…, com um endeusamento que, aproximando-te de teu Pai, te fará mais irmão dos teus irmãos, os homens.

Aspiração: que eu seja bom, e todos os outros melhores do que eu.

A conversão é coisa de um instante. A santificação é obra de toda a vida.

Não há nada melhor no mundo do que estar em graça de Deus.

Pureza de intenção. - Tê-la-ás sempre se, sempre e em tudo, só procurares agradar a Deus.

Mete-te nas chagas de Cristo Crucificado. Ali aprenderás a guardar os teus sentidos, terás vida interior, e oferecerás ao Pai continuamente as dores do Senhor e as de Maria, para pagar por tuas dívidas e por todas as dívidas dos homens.

Essa tua santa impaciência por servir a Deus não Lhe desagrada. - Mas será estéril se não for acompanhada de um efetivo melhoramento na tua conduta diária.

Retificar. - Cada dia um pouco. - Eis o teu trabalho constante, se de verdade queres tornar-te santo.

Repara que entranhas de misericórdia tem a justiça de Deus! - Porque, nos julgamentos humanos, castiga-se a quem confessa a sua culpa; e no divino, perdoa-se.

Bendito seja o santo Sacramento da Penitência!

"Induimini Dominum Jesum Christum" - revesti-vos de Nosso Senhor Jesus Cristo, dizia São Paulo aos Romanos. - É no Sacramento da Penitência que tu e eu nos revestimos de Jesus Cristo e dos seus merecimentos.

A guerra! - A guerra - dizes - tem uma finalidade sobrenatural desconhecida do mundo: a guerra foi feita para nós…

- A guerra é o obstáculo máximo do caminho fácil. - Mas temos de amá-la, ao fim e ao cabo, como o religioso deve amar as suas disciplinas.

O poder do teu nome, Senhor! - Encabecei a minha carta como costumo: “Jesus te guarde”.

- E me escrevem: “O "Jesus te guarde" da sua carta já me serviu para escapar de uma boa. Que Ele os guarde a todos também”.

“Já que o Senhor me ajuda com a sua habitual generosidade, procurarei corresponder com um "aprimoramento" dos meus modos”, disseste-me. - E eu nada tive que acrescentar.

Escrevi-te dizendo: “Apóio-me em ti. Vê lá o que fazemos!…” - Que havíamos de fazer, senão apoiar-nos no Outro!

Missionário. - Sonhas em ser missionário. Tens vibrações como as de Xavier, e queres conquistar para Cristo um império. - O Japão, a China, a Índia, a Rússia…, os povos frios do norte da Europa, ou a América, ou a África, ou a Austrália…

- Fomenta esses incêndios em teu coração, essa fome de almas. Mas não esqueças que és mais missionário “obedecendo”. Geograficamente longe desses campos de apostolado, trabalhas “aqui” e “ali”. Não sentes - como Xavier! - o braço cansado, depois de administrares a tantos o batismo?

Dizes que sim, que queres. - Está bem.

- Mas… queres como um avaro quer o seu ouro, como uma mãe quer ao seu filho, como um ambicioso quer as honras, ou como um pobre sensual quer o seu prazer?

- Não? Então não queres.

Que empenho põem os homens nos seus assuntos terrenos!: sonhos de honras, ambição de riquezas, preocupações de sensualidade. - Eles e elas, ricos e pobres, velhos e homens feitos e moços e até crianças; todos a mesma coisa.

- Quando tu e eu pusermos o mesmo empenho nos assuntos da nossa alma, teremos uma fé viva e operante; e não haverá obstáculo que não vençamos nos nossos empreendimentos apostólicos.

Para ti, que és esportista, que boa razão é a do Apóstolo!: "Nescitis quod ii qui in stadio currunt omnes quidem currunt, sed unus accipit bravium? Sic currite ut comprehendatis". - Não sabeis que, dos que correm no estádio, embora todos corram, um só obtém o prêmio? Correi de tal maneira que o ganheis.

Recolhe-te. - Procura a Deus em ti e escuta-O.

Fomenta esses pensamentos nobres, esses santos desejos incipientes… - Uma faísca pode dar origem a uma fogueira.

Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura