Lista de pontos

Há 12 pontos em "Caminho", cuja matéria seja Vocação.

Por que não te entregas a Deus de uma vez…, de verdade…, agora!?

Se vês claramente o teu caminho, segue-o. - Por que não repeles a covardia que te detém?

“Ide, pregai o Evangelho… Eu estarei convosco…” - Isto disse Jesus… e disse-o a ti.

O fervor patriótico - louvável - leva muitos homens a fazer da sua vida um “serviço”, uma “milícia”. - Não esqueças que Cristo tem também “milícias” e gente escolhida ao seu “serviço”.

"Et regni ejus non erit finis". - O seu Reino não terá fim!

Não te dá alegria trabalhar por um reinado assim?

"Nesciebatis quia in his quae Patris mei sunt oportet me esse?" - Não sabíeis que Eu devo ocupar-me nas coisas que dizem respeito ao serviço de meu Pai?

Resposta de Jesus adolescente. E resposta a uma mãe como a sua Mãe, que há três dias anda à sua procura, julgando-O perdido. - Resposta que tem por complemento aquelas palavras de Cristo que São Mateus transcreve: “Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a Mim, não é digno de Mim”.

É demasiada a tua simplicidade quando medes o valor das obras de apostolado por aquilo que delas se vê. - Com esse critério, terias de preferir um monte de carvão a um punhado de diamantes.

Agora que te entregaste, pede-Lhe uma vida nova, um “novo cunho”, para dar firmeza à autenticidade da tua missão de homem de Deus.

Isso - o teu ideal, a tua vocação - é… uma loucura. - E os outros - os teus amigos, os teus irmãos -, uns loucos…

Não tens ouvido, por vezes, esse grito bem dentro de ti? - Responde, com decisão, que agradeces a Deus a honra de pertencer ao “manicômio”.

Escreves-me: “O desejo tão grande que todos temos de que "isto" avance e se dilate, parece que vai converter-se em impaciência. Quando salta, quando irrompe…, quando veremos nosso o mundo?”

E acrescentas: “O desejo não será inútil se o empregarmos em "coagir", em importunar o Senhor; assim teremos ganho um tempo formidável!”

Compreendo o teu sofrimento quando, no meio da tua forçosa inatividade, consideras a tarefa que está por fazer. - Não te cabe o coração no planeta, e tem de se amoldar… a um minúsculo trabalho burocrático.

Mas para quando deixamos o "fiat"*?…

(*) “Faça-se”(N. do T.).

Não duvides: a tua vocação é a maior graça que o Senhor te pôde conceder. - Agradece-Lhe.

Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura
Referências da Sagrada Escritura