Lista de pontos

Há 5 pontos em "Caminho", cuja matéria seja Ambiente → influenciar o ambiente cristãmente.

“Influi tanto o ambiente!”, disseste-me. E tive que responder: - Sem dúvida. Por isso é mister que seja tal a vossa formação, que saibais levar convosco, com naturalidade, o vosso próprio ambiente, para dar o “vosso tom” à sociedade em que viveis.

- E então, se apreendeste esse espírito, tenho a certeza de que me dirás com o pasmo dos primeiros discípulos, ao contemplarem as primícias dos milagres que se operavam por suas mãos em nome de Cristo: “Influímos tanto no ambiente!”

Há nesse ambiente muitas ocasiões de te desviares? - De acordo. Mas por acaso não há também Anjos da Guarda?

Escuta: aí… não haverá um… ou dois, que nos entendam bem?

Que conversas! Que baixeza e que… nojo! - E tens de conviver com eles, no escritório, na universidade, no consultório…, no mundo.

Se pedes por favor que se calem, ficam caçoando de ti. - Se fazes má cara, insistem. - Se te vais embora, continuam.

A solução é esta: primeiro, pedir a Deus por eles e desagravar; depois…, ir de frente, varonilmente, e empregar “o apostolado dos palavrões”.

- Quando te vir, hei de dizer-te ao ouvido um bom repertório.

“A verdade é que não é preciso ser nenhum herói - confessas-me - para, sem excentricidades nem afetações de carola, saber isolar-se quando for necessário segundo os casos… e perseverar”. E acrescentas: “Desde que cumpra as normas que me deu, não me preocupam as intrigas e complicações do ambiente; o que me assustaria era ter medo dessas insignificâncias”. - Magnífico!