Lista de pontos

Há 9 pontos em "Caminho", cuja matéria seja Amor de Deus → com o coração.

Fizeste-me rir com a tua oração… impaciente. - Dizias-Lhe: “Não me quero tornar velho, Jesus… É esperar demais para Te ver! Nessa altura, talvez não tenha o coração em carne viva, como agora. Velho, parece-me tarde. Agora, a minha união seria mais galharda, porque Te amo com Amor virginal”.

Jesus não se satisfaz “compartilhando”; quer tudo.

Não queres submeter-te à Vontade de Deus… E, no entanto, acomodas-te à vontade de qualquer pobre criatura.

Não percas a perspectiva: se se dá a ti o próprio Deus, por que esse apego às criaturas?

Tens expansões de ternura. E eu te digo: - Caridade com o próximo, sim, sempre.

Mas - ouve-me bem, alma de apóstolo -, é de Cristo, e só para Ele, esse outro sentimento que o próprio Senhor pôs em teu peito.

- Além disso…, não é verdade que, ao abrires algum ferrolho do teu coração - necessitas de sete ferrolhos -, mais de uma vez ficou pairando em teu horizonte sobrenatural a nuvenzinha da dúvida… e perguntaste a ti mesmo, preocupado, apesar da tua pureza de intenção: - Não será que fui longe demais nas minhas manifestações exteriores de afeto?

Como vai esse coração? - Não te inquietes; os santos - que eram seres bem constituídos e normais, como tu e como eu - sentiam também essas “naturais” inclinações. E se não as tivessem sentido, a sua reação “sobrenatural” de guardar o coração - alma e corpo - para Deus, em vez de entregá-lo a uma criatura, pouco mérito teria tido.

Por isso, uma vez visto o caminho, creio que a fraqueza do coração não deve ser obstáculo para uma alma decidida e “bem enamorada”.

O Amor… bem vale um amor!

Um amigo é um tesouro. - Quanto mais… um Amigo!…, que onde está o teu tesouro, aí está o teu coração.

Menino bom, diz a Jesus muitas vezes ao dia: eu Te amo, eu Te amo, eu Te amo…

Referências da Sagrada Escritura